Durante a pandemia, com as pessoas passando mais tempo em casa, a conveniência do delivery se tornou ainda mais atraente. Muitas pessoas que não utilizavam esse serviço, começaram a experimentá-lo e, posteriormente, adotaram-no como parte de sua rotina. Tanto é que, atualmente, 40% dos brasileiros têm o hábito de pedir comida via delivery.
É o que mostra um levantamento da Ticket realizado com cerca de 10 mil pessoas. Segundo a pesquisa, quando analisados apenas os consumidores da geração Z, ou seja, com idades entre 15 e 28 anos, esse percentual sobe para 51%. Além disso, foi constatado que 11% dos entrevistados – considerando-se todas as faixas etárias – fazem de um a dois pedidos por semana.
Outra pesquisa da marca de vale-refeição e alimentação que revela as preferências pelos diferentes tipos de culinária mostra que “fast food” é a categoria mais pedida no delivery, seguida por “comida brasileira”, “lanchonete”, “pizzaria” e “carnes”.
A Ticket também apurou, com base nas transações com o Ticket Restaurante, o gasto médio no delivery. De janeiro a maio deste ano, o maior deles foi registrado nas compras de comida japonesa, a R$ 84,80, enquanto o mais baixo foi nos pedidos de pratos mineiros, a R$ 49,59 em média por refeição.
Compras online em supermercados
O levantamento da Ticket ainda mostrou que, diferentemente dos pedidos de comida pronta, as compras online em supermercados ainda são restritas a uma pequena parcela das pessoas usuárias da marca. Entre os respondentes, 15% disseram que têm o hábito de recorrer ao serviço e 3% fazem pedidos todos os meses. Entre os consumidores da geração Z, a quantidade de pessoas que são habituadas a realizar compras online nesses estabelecimentos sobe para 17%.