Inovação Digital e Tecnologia na Centralidade do Cliente

Disponibilidade de opções em pagamentos influencia no abandono de carrinho, diz pesquisa

Levantamento da PYMNTS em parceria com a Adobe revela que o consumidor tende a não concluir a compra quando há falta de opções de pagamento no checkout. Simplificar a experiência de pagamento é uma das soluções

Ao optar por realizar uma compra no ambiente digital, atualmente o consumidor tende a não concluir a operação quando a experiência de pagamento não é perfeita, ou seja, quando há falta de opções de pagamento no checkout. Neste momento, acontece o tão temido abandono de carrinho. É o que aponta uma pesquisa da PYMNTS em parceria com a Adobe realizada recentemente nos Estados Unidos.

De acordo com o levantamento, 70% dos consumidores afirmaram que a disponibilidade do meio de pagamento preferido influencia muito no momento de escolher onde vão comprar. A pesquisa apontou que somente 22% dos entrevistados acreditam que sites de marcas oferecem os melhores métodos de pagamento, o que ajuda a explicar a média de oito abandonos de carrinho nos últimos 30 dias, em comparação com seis nos sites de varejistas e sete nos mercados online.

Isso sugere, segundo o estudo, que os usuários visitam os sites de marcas para obter informações e consultar preços de produtos. A partir disso – também pela falta de flexibilidade nos pagamentos – optam por varejistas online.

Para 53%, os mercados online são a melhor opção para a escolha do pagamento preferido, além de oferecer várias opções de pagamento. “Esse fato mostra que não é o número de métodos de pagamento que importa, mas sim se a loja oferece a opção preferida de pagamento do consumidor”, mostrou a pesquisa.

Diferenças geracionais

Quanto às faixas etárias, o levantamento indicou que os ‘millenials’ abandonaram, em média, cinco carrinhos no e-commerce nos últimos 30 dias, sete vezes mais em comparação aos baby boomers. Já a geração Z foi responsável pelo abandono de quatro. Para ambos, processos de pagamento com muita fricção foi o principal motivo pela desistência do consumo online.

“Fornecer uma experiência de pagamento sem atrito certamente ajuda a aumentar a probabilidade de os compradores online concluírem suas compras. Além disso, os comerciantes precisam estar atentos às diferenças geracionais nas taxas de abandono de carrinho”, indicou a pesquisa. “Simplificar a experiência de pagamento – reduzindo o desejo dos compradores de procurar outro lugar – é uma estratégia para reduzir o abandono de carrinho e construir a fidelização dos consumidores mais jovens”, concluiu o estudo.

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