A Amazon lançou um novo projeto piloto de entrega de pacotes em Frankfurt, Alemanha, que integra o uso de transporte rodoviário e ferroviário elétrico, caso do bonde.
A empresa utilizará vans para transportar os pacotes de seu centro de distribuição até o ponto de partida do bonde, localizado nos arredores da cidade. De lá, o serviço Gütertram, operado por Frankfurt, levará as mercadorias até o destino, onde bicicletas de carga estarão prontas para fazer a última etapa da entrega. Esse projeto faz parte de uma iniciativa conjunta entre a Universidade de Frankfurt e a administração local e se alinha ao plano mais amplo da Amazon de incorporar o uso de trens em sua logística. Em abril, a companhia fechou um contrato para transportar pacotes entre centros de distribuição na Alemanha e na Itália via ferrovia.
Nos últimos anos, a Amazon tem destacado seus esforços para reduzir seu impacto ambiental, embora tenha desistido da meta de tornar 50% de suas entregas neutras em carbono até 2030.
A reutilização de bondes para transporte de mercadorias não é inédita na Europa. Dresden, também na Alemanha, operou o CarGoTram por 20 anos até seu encerramento recente, e a Deutsche Post DHL experimentou um projeto semelhante em Schwerin, descontinuado menos de dois anos após sua implementação, em 2022.