Inovação Digital e Tecnologia na Centralidade do Cliente

Google lança Gemini, sua IA mais avançada

O Google anunciou, nesta quarta-feira (6), o lançamento do seu mais novo modelo de inteligência artificial (IA), o Gemini. Considerado pela empresa o sistema mais avançado de IA lançado pela companhia até o momento, o Gemini já pode ser testado - por enquanto, apenas em inglês - no Google Bard, chatbot de IA criado pela big tech para concorrer com o ChatGPT, da OpenAI.

O Google anunciou, nesta quarta-feira (6), o lançamento do seu mais novo modelo de inteligência artificial (IA), o Gemini. Considerado pela empresa o sistema mais avançado de IA lançado pela companhia até o momento, o Gemini já pode ser testado – por enquanto, apenas em inglês – no Google Bard, chatbot de IA criado pela big tech para concorrer com o ChatGPT, da OpenAI.

Segundo o Google, o Gemini é capaz de processar diferentes formas de informação – como vídeo, áudio e texto – e possui capacidade de raciocínio mais sofisticado e compreensão de informações com maior grau de nuances do que a tecnologia anterior. Ainda de acordo com a big tech, além de ajudar estudantes, o Gemini também poderá ser útil para executar tarefas que demandam maior capacidade de raciocínio lógico.

Em uma demonstração, o Gemini conseguiu analisar a foto de um exercício de física e identificar um erro no cálculo. Nesse sentido, a IA apresentou a solução correta e criou problemas semelhantes para o usuário tentar resolver. Segundo a empresa, o novo modelo superou a capacidade humana em um teste de conhecimento que combinou 57 tópicos, entre os quais questões de matemática, física e história. Além disso, o Google afirmou que a ferramenta teve um desempenho superior ao do GPT-4, modelo utilizado pela OpenAI.

Versões

A proposta do Gemini é que o modelo consiga rodar tanto em infraestruturas grandes, como as de data centers, quanto em dispositivos mais limitados, como celulares. O Gemini contará com três versões: Ultra (direcionada a atividades mais complexas, que estará disponível em 2024), Pro (voltado para rodar uma ampla gama de tarefas e atender a usuários, a partir desta quarta (6) no Bard, e a desenvolvedores, a partir de 13 de dezembro) e Nano (para dispositivos móveis).

Já no início de 2024, o Google vai lançar o Bard Advanced, que fará o Gemini Ultra estar disponível no Bard. A empresa também anunciou que planeja adicionar o Gemini ao SGE, sua versão generativa do Search com tecnologia de IA, bem como ao Chrome, Duet AI e outros produtos, nos próximos meses.

+ ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Fórum Inovativos: como a inovação fortalece a governança dos negócios

Estudo revela o futuro do atendimento ao cliente com IA generativa no e-commerce

Criptorama 2024: podcast debate presente e futuro do blockchain

Fórum Inovativos: como a inovação fortalece a governança dos negócios

Estudo revela o futuro do atendimento ao cliente com IA generativa no e-commerce

Criptorama 2024: podcast debate presente e futuro do blockchain