Registros de aumento no número de ataques cibernéticos são cada vez mais recorrentes, afinal, hoje em dia é difícil encontrar atividades cotidianas que não estejam conectadas à rede. E quanto mais conectados, mais vulneráveis estamos e mais diversificados ficam os alvos e as maneiras de se cometer um ataque cibernético.
Diante desse cenário, a cibersegurança se tornou imprescindível para garantir a sustentabilidade e o crescimento dos negócios. Nesse sentido, os Security Operations Center (SOC) devem se tornar cada vez mais proativos e receber um olhar de atenção dentro das companhias.
O Sistema de Operações de Segurança (SOC) desempenha um papel relevante na defesa contra ameaças cibernéticas, garantindo a detecção e resposta em tempo real a atividades suspeitas. Nesse contexto, os Serviços Gerenciados de Segurança surgem como uma solução inteligente para empresas e podem proporcionar uma estrutura centralizada que engloba os aspectos de segurança e gestão das vulnerabilidades presentes no ambiente de Tecnologia da Informação (TI).
Principal ameaça
Entre os ataques virtuais mais comuns e perigosos, a First Tech- empresa que desenvolve soluções para meios de pagamento e cibersegurança – destaca o Ransomware e alerta as empresas sobre o perigo dessa modalidade.
O Ransomware é um tipo de software malicioso (malware) que tem como principal objetivo bloquear o acesso a dados, sistemas ou dispositivos de uma vítima e exigir um pagamento (geralmente em criptomoedas) para restabelecer o acesso. Em outras palavras, é um ataque cibernético no qual os criminosos virtuais sequestram informações valiosas ou sistemas, criptografando-os e tornando-os inacessíveis ao proprietário legítimo.
De acordo com o Relatório de Cenário de Ameaças Global de 2023 da Fortinet, o Ransomware representa 82% dos ataques cibernéticos.
Terceirização do SOC
Para proteger as empresas desse e de outros tipos de crimes virtuais, uma estratégia de segurança que pode ser interessante, segundo a First Tech, é a terceirização do SOC. Quando uma empresa opta por terceirizar o SOC, existe a possibilidade de reduzir os altos custos em investimentos em infraestrutura. Com a terceirização, é possível enxugar o escopo das medidas de segurança de maneira eficiente, permitindo que a empresa concentre seus esforços nas atividades centrais, ao mesmo tempo em que pode confiar na expertise qualificada de profissionais externos para proteger seu ambiente de TI.
Os benefícios dessa solução se tornam ainda mais claros quando analisamos o cenário atual do mercado: é possível observar uma considerável dificuldade na atração e retenção de pessoal qualificado no setor de cibersegurança. De acordo com estudo da ISC Cibersecurity, o gap da força de trabalho que o Brasil representa em toda a América Latina é de 60%, segundo dados de 2022.
Serviços Gerenciados de Segurança
Uma das soluções que o SOC traz são os serviços gerenciados de segurança, que abrangem, entre outros, o monitoramento em tempo real, a detecção de ameaças e ataques e a pronta resposta a incidentes de segurança cibernética. Uma abordagem proativa como essa permite o mapeamento de vulnerabilidades e a antecipação de possíveis ameaças para barrar os riscos de ataques cibernéticos antes que eles causem danos maiores à empresa.
Segurança em camadas
Outra estratégia interessante para proteger os dados de uma empresa é a segurança em camadas, que tem o objetivo de proteger sistemas e dados contra ameaças cibernéticas. A First Tech explica que, ao distribuir várias camadas de defesa em diferentes pontos do ambiente de TI, a empresa pode evitar depender apenas de uma única medida de segurança. Dessa forma, mesmo se uma camada for comprometida, outras estarão prontas para fazer a defesa necessária.
Diante da crescente sofisticação e frequência dos ataques cibernéticos, a cibersegurança se tornou uma questão primordial para a sustentabilidade e o crescimento de negócios no mundo digital. O papel central do Sistema de Operações de Segurança (SOC) e dos Serviços Gerenciados de Segurança é inegável nesse cenário, pois oferecem uma estrutura proativa e inteligente para identificar, prevenir e responder às ameaças cibernéticas.
Terceirizar o SOC emerge como uma estratégia atrativa para as empresas, não apenas para economizar custos, mas também para alavancar a especialização de profissionais externos, preenchendo a lacuna de habilidades no mercado de cibersegurança. Além disso, a adoção da abordagem de segurança em camadas reforça ainda mais a proteção dos ativos da empresa, assegurando uma defesa robusta contra um cenário em constante evolução de ameaças digitais.
Ao compreender a importância dessas medidas e abraçar uma postura proativa, as organizações podem enfrentar os desafios da cibersegurança de forma mais eficaz e manter a integridade de suas operações no mundo conectado de hoje.