As empresas do setor de telecomunicações passam por mudanças impulsionadas, principalmente, por tecnologias e produtos que estão moldando novas ofertas corporativas para clientes e impactando no relacionamento com o consumidor.
Entre as soluções tecnológicas, a rede 5G merece destaque. A melhor conectividade gerada pela tecnologia permitirá novas experiências com serviços e produtos e maior colaboração entre pessoas, empresas, governo e demais organizações. No entanto, para que as melhorias e inovações se realizem, é necessária a expansão da rede 5G.
De acordo com Gustavo Borges, superintendente de Controle de Operações da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), já existem contratos com as operadoras para levar o 5G para todos os municípios do País nos próximos dez anos, além da expansão da tecnologia para as rodovias federais.
Da mesma forma, já está no radar da agência a disponibilização do 5G para as rodovias estaduais e zonas rurais de municípios mais distantes de centros urbanos.
“O desafio é levar a infraestrutura de conectividade com qualidade. O 5G também nos proporcionará focarmos na mitigação e prevenção de golpes e fraudes em telecomunicação. Implantaremos ainda este ano um protocolo para identificação e autenticação de chamadas”, afirmou Gustavo Borges durante painel realizado no primeiro dia da Febraban Tech 2023.
Experiências customizadas
Da mesma forma que a Anatel, a Embratel – segunda maior companhia de telecomunicações do País – também tem a conectividade e o 5G como pilares estratégicos.
“Trabalhamos com soluções completas para consumidores que estão cada vez mais exigentes e que desejam experiências únicas, customizadas e com atendimento multicanal. O cliente está no centro da nossa estratégia”, disse Maria Teresa Lima, diretora-executiva da Embratel para Governo.
Maria Teresa destacou que a Embratel também oferece soluções de segurança da informação, cloud, internet das coisas, entre outras. “No futuro, vejo a empresa como uma plataforma na qual a conectividade e o 5G serão alguns dos principais elementos. Agregaremos soluções que promovam experiências customizadas, trabalharemos com parcerias e investiremos ainda mais em dados, soluções de segurança e inteligência artificial para aprimorarmos nosso modelo de operações e atendimento ao cliente”, finalizou.