Inovação Digital e Tecnologia na Centralidade do Cliente

Por que as empresas estão utilizando ferramentas de IA generativa como o ChatGPT?

As ferramentas de IA generativa estão revolucionando o relacionamento entre empresas e seus clientes, muito devido à capacidade dessa tecnologia de compreender a linguagem natural e se comunicar da mesma forma com interlocutores humanos

As ferramentas de IA generativa estão revolucionando o relacionamento entre empresas e seus clientes, muito devido à capacidade dessa tecnologia de compreender a linguagem natural e se comunicar da mesma forma com interlocutores humanos.

Essas características, além de reduzirem o atrito no processo de relacionamento, colaboram para aumentar a precisão das respostas e a qualidade do retorno oferecido. Mas por quais motivos algumas companhias já estão utilizando essas ferramentas de IA generativa, principalmente o ChatGPT, da OpenAI?

Democratização do acesso

Segundo Eduardo Joia, CTO de Financial Services Industry da Microsoft LATAM, “essa nova tecnologia está tendo uma adoção muito rápida devido à sua facilidade de uso, fluidez, ganho de produtividade, além do fato de democratizar o acesso aos dados e à informação em linguagem natural”, afirmou o executivo durante painel realizado no primeiro dia da Febraban Tech 2023.

Marcelo Henrique Leite, gerente-geral da Unidade de Engenharia e Construção de Soluções do Banco do Brasil, revelou que a instituição já utiliza chatbots há algum tempo, mas que agora está testando modelos mais avançados dessas ferramentas.

“A IA generativa apresenta um grande potencial e uma possibilidade de resposta muito mais rápida e de qualidade na personalização do atendimento. Para isso, trabalhar corretamente os dados e implantar um processo de curadoria e validação é de fundamental importância”, disse.

Para Alexandre Del Rey, fundador e conselheiro da International Association of Artificial Intelligence (I2AI), a IA generativa, especialmente o ChatGPT, representa uma mudança de patamar na dinâmica de geração de conteúdos e no atendimento aos clientes. “Isso reflete em modificações nas competências dos profissionais, aumento de eficiência e performance”, destacou.

Comandos corretos

O ganho de eficiência nos processos com o uso da IA generativa, na opinião de Telma Luchetta, sócia-líder de Data and Analytics Financial Services – América do Sul da EY, depende em grande parte de um importante mecanismo operacional: fornecer os comandos corretos à ferramenta.

Embora não possua sentimentos, os algoritmos conseguem gerar uma percepção de empatia para a IA generativa. “A máquina precisa de nossas emoções, de nossas instruções. Daí a importância de fornecer os comandos corretos para obtermos respostas mais empáticas”, concluiu Telma.

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