Uma recente pesquisa desenvolvida pela Semrush, plataforma de gerenciamento de visibilidade online e marketing de conteúdo, verificou, entre outras coisas, o que as pessoas andam buscando no Google e outros buscadores da internet quando o assunto é o ChatGPT. O resultado não é apenas curioso, mas revela oportunidades no universo da Inteligência Artificial – especialmente a Generativa.
Um dos assuntos que chama a atenção é a associação de palavras “chat gpt stock” (algo como ChatGPT e ações que são negociadas em mercado de capitais). Segundo a pesquisa, houve um aumento de 396% na pesquisa do Google no período entre dezembro de 2022 e janeiro de 2023, logo após o lançamento do software em novembro.
E o que isso significou na prática? O aumento de pesquisa impulsionou os mais variados conteúdos sobre ganhar dinheiro nas bolsas de valores com a IA. Verdade ou não, eis um exemplo:
Educação
Além do mercado de ações, a IA apresenta oportunidades para o mercado de trabalho do futuro, o que abre oportunidades na área de educação.
No geral, as pesquisas relacionadas a empregos de IA aumentaram 179% em relação ao ano anterior em janeiro. Nas buscas mais específicas, ou seja, com outras palavras associadas, as buscas tiveram um incremento de 239% em relação ao ano anterior.
Um exemplo de associação de palavras é “AI white collar jobs”, algo como “trabalhos, colarinho branco e IA”. Em suma, as pessoas buscam conteúdos de IA generativa para a alta gestão e o resultado foi realmente impressionante: aumento de 65.900%. Não à toa, já existem diversos cursos sobre IA direcionada para a alta gestão. Dá um Google e veja o volume de resultados.
Atendimento ao cliente
Outra face do GPT é o atendimento ao cliente, que deve ser o primeiro grande movimento de uso massificado da IA generativa.
Um relatório recente mostra que as interações entre consumidores e atendimentos gerenciados por IA podem crescer aproximadamente 15% até 2026. E esse crescimento poderá chegar a 30% em 2031.
No entanto, há quem defenda que esses números já estariam subestimados. Um dos motivos é que o atendimento massificado gerenciado por IA generativa teria custos menores e mais atraentes para startups, por exemplo.
Além disso, outros estudos sobre o uso do GPT no atendimento ainda mostram resultados ainda mais expressivos. Na Índia, por exemplo, um dos países mais populosos do mundo, uma pesquisa feita no País aponta que 80% das empresas em atuação no país asiático devem adotar uma inteligência artificial generativa no atendimento ao cliente até o fim de 2023.
No Brasil, não existem estudo sobre o uso de GPT nos call centers, porém é cada vez maior o número de empresas de tecnologias que oferecem a IA generativa. Ou seja, em breve, o chat do seu banco terá uma IA de última geração. É aguardar.