Empreendedores que estão digitalizando seus negócios devem ter um cuidado com toda a parte de segurança digital da empresa. Minimizar riscos e dar atenção especial à cibersegurança é uma forma de reduzir prejuízos no futuro, principalmente em pequenas e médias empresas.
O email é uma ferramenta importante que os empreendedores utilizam em seu dia a dia para marcar compromissos, além de trocar informações e arquivos da empresa. Por ser um tipo de comunicação altamente usada, ela também é bastante suscetível a ataques cibernéticos.
Para ajudar empreendedores a terem maior proteção no email profissional, a KingHost, empresa de hospedagem de sites e soluções digitais para empreendedores e desenvolvedores, elaborou 5 dicas de como proteger o email profissional.
Cuidado com as invasões mais comuns
Entre os tipos de quebra de segurança que podem ser realizadas por email estão o phishing, na qual um usuário acredita em uma mensagem ou site fake e envia suas credenciais. Uso de senhas fracas ou vazadas podem fazer com que uma pessoa consiga acesso facilmente ao e-mail de um colaborador.
Atenções básicas com email profissional
Entre os cuidados está a criação de uma senha forte e única como, por exemplo: CL(8TGWM!eW<8@z9o. Não abrir anexos ou links de remetentes desconhecidos, ou não solicitados e tomar cuidado com o acesso em redes compartilhadas como cafés, hotéis e restaurantes. Além disso, evitar logar com o email em computadores e celulares de terceiros.
Adicione uma camada extra de segurança ao email
É importante que o empreendedor coloque outro tipo de segurança no email como habilitar anti-spam, antivírus nos computadores dos colaboradores, configuração de e-mail com criptografia, restringir quem tem acesso a contas importantes e o uso de cofres de senha aos colaboradores, assim poderão utilizar senhas mais extensas e fortes.
Ações necessárias em caso de quebra de segurança
Caso um invasor consiga um acesso não autorizado pelo email de um funcionário, é necessário trocar imediatamente a senha. Se alguma mensagem for disparada, identificar os alvos e avisá-los para não abrirem qualquer tipo de documento. Passar antivírus nas máquinas que se conectam na conta de email e solicitar logs de acesso às contas para preservar evidências.
Treine seus colaboradores
Além das medidas de proteção, é recomendado que o empreendedor faça treinamentos de segurança digital e reforce demais práticas de segurança com seus colaboradores como: não enviar dados sigilosos em e-mails, sempre analisar quem enviou a mensagem e verificar tipos de anexo.
“Os protocolos de email são seguros e para dificultar qualquer tipo de descuido o empreendedor deve sempre reforçar as boas práticas de segurança da empresa, evitando problemas maiores”, explica Lívia Lampert, gerente de marketing da KingHost.