Inovação Digital e Tecnologia na Centralidade do Cliente

Mobile Banking: contas Digitais superam as físicas

De acordo com a terceira fase da 30ª Pesquisa da Febraban de Tecnologia Bancária,  impulsionado pelo mobile bank, a abertura de contas por meio de canais digitais superou pela primeira vez os canais físicos no Brasil. Em 2021, foram registradas 119,5 bilhões de transações, um aumento de 15% se comparado com 2020. 

As transações com movimentações via mobile saltaram 75% de 2020 para 2021, o que representa 7 bilhões de operações efetuadas via celular. Já as transações via internet banking cresceram 5% no período.

Para Roberto Rigotto, fundador da Simply, fintech de automação digital dos processos de onboarding para operações como a abertura de contas-correntes, “Dentro desta tendência, a busca por soluções como as oferecidas pela Simply cresceram 20%. As instituições estão investindo na automação dos processos para melhor eficiência operacional, priorizando a segurança,  e prezando pela jornada do usuário”, conta o executivo.

Por meio de inteligência artificial aplicada, a automatização dos serviços torna os processos mais ágeis e seguros. De acordo com o executivo, os processos de abertura de conta, assim como outras solicitações por meio do mobile banking, são facilitados com a adesão de automação desses processos. “A partir do envio do documento de identificação é possível realizar diversas consultas e verificações de segurança e, em segundos, é emitida uma resposta para liberação ou não do cadastro do cliente”, explica.

Atualmente a Simply valida mais de 20 milhões de imagens, cerca de 5 milhões de propostas ao mês. A proposta da empresa é facilitar as operações digitais desde o onboarding, com a captura de dados e validação eletrônica dos documentos, até a análise completa da proposta, de ponta a ponta. “A nossa Inteligência Artificial atua imediatamente e, independentemente da complexidade da transação, as instituições têm conseguido se proteger contra fraudes sem que isso gere desconfiança para o cliente”, completa. 

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