Inovação Digital e Tecnologia na Centralidade do Cliente

Vendas no Dia dos Pais devem crescer 15% sobre o ano passado

O Dia dos Pais está se aproximando e neste ano os lojistas de shoppings acreditam que o resultado será mais significativo que em 2021, em razão do fim das restrições e aceleração do consumo. Segundo dados de uma sondagem feita com associados da ALSHOP (Associação Brasileira de Lojistas de Shopping) que representam mais de 40.000 lojistas associados, a expectativa é de um aumento de 15% sobre o ano passado.

 

De acordo com a entidade, a data deve movimentar cerca de R$24 bilhões em vendas e aproximadamente 102 milhões de pessoas deverão ir às compras para presentear os pais, especialmente em lojas de shopping e de rua.

 

Parte dessa expectativa positiva se deve a uma perspectiva de melhora na economia do país, mesmo com inflação em alta, o desemprego vem caindo bem como alguns custos fixos essenciais. Ainda assim, o consumidor não estará tão disposto a gastar com presentes em razão do endividamento elevado e renda comprometida.

 

O tíquete médio de compra no Dia dos Pais deve ficar em R$ 160, especialmente no vestuário com roupas, calçados e acessórios. Bens duráveis mais caros não devem estar no radar de compras nesta data, mas assim como no Dia das Mães, as áreas de serviço dos shoppings centers devem ter maior movimentação nas praças de alimentação e de lazer.

 

“A expectativa poderia ser melhor se não fosse a disparada da inflação e do endividamento das famílias que chega em 77,3%. Mas de acordo com o levantamento que fizemos, entendemos que o consumidor vai presentear, porém, com mais cautela, em um cenário melhor que o do ano passado e devemos ter centros de compra mais cheios na data específica, bem como lojas movimentadas especialmente na próxima semana”, comenta, Luis Augusto Ildefonso, diretor institucional da ALSHOP.

 

Segundo a ALSHOP, cerca de 70% dos consumidores deverão realizar suas compras via internet, mas por outro lado, para atrair clientes, os shoppings já estão realizando campanhas para a data com promoções especiais, concursos e sorteios.

 

O dado vem de encontro com os números divulgados pela FX Data Intelligence, que mostra aumento de 65,8% na movimentação de clientes nos shoppings centers este ano em relação a 2021.

 

“Entendemos que o varejo está caminhando para um patamar melhor e se superando a cada data comemorativa, e isso alivia o lojista. A expectativa é chegar no final de 2022 alcançando ou até chegando perto da marca de 2019, antes da pandemia”, finaliza, Ildefonso.

+ ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Na era do Proconsumidor, uma sombra chamada Sindec

A nova linha de defesa cibernética será uma inteligência artificial

One Zero, um banco cujo diferencial é o seu chatbot

Na era do Proconsumidor, uma sombra chamada Sindec

A nova linha de defesa cibernética será uma inteligência artificial

One Zero, um banco cujo diferencial é o seu chatbot