A operadora norte-americana Verizon anunciou que o uso de agentes virtuais baseados em inteligência artificial, desenvolvidos em parceria com o Google, tem gerado um impacto direto no desempenho de vendas. Segundo a empresa, desde que a tecnologia foi adotada para apoiar o atendimento ao cliente, houve um aumento de até 40% nas vendas em algumas regiões dos Estados Unidos.
Segundo a Reuters, a Verizon começou a implementar os novos recursos de IA em julho de 2024, expandindo-os para escala total em janeiro. As vendas de sua equipe de atendimento de 28.000 pessoas aumentaram quase 40% desde a implementação, de acordo com Sampath Sowmyanarayan, CEO do grupo de consumidores da Verizon.
“Estamos realizando requalificação em tempo real, desde agentes de atendimento ao cliente até agentes de vendas”, disse ele.
Mais ágeis e personalizáveis
A ferramenta, que utiliza IA generativa, permite interações mais ágeis e personalizadas, reduzindo o tempo de espera e otimizando o processo de suporte. Os agentes virtuais são capazes de resolver questões simples de forma autônoma e direcionar atendimentos mais complexos para os colaboradores humanos, liberando a equipe para tarefas de maior valor agregado.
A iniciativa faz parte de um esforço mais amplo da Verizon para melhorar a experiência do cliente e reduzir custos operacionais. Ainda segundo a companhia, o uso da IA tem resultado em maior satisfação dos usuários e eficiência interna.
A mudança impulsionada pela IA na Verizon, anunciada durante a conferência anual do Google Cloud, pode servir como um contraponto às
preocupações de alguns investidores do mercado público de que os gigantes da tecnologia estão gastando muito em IA sem grandes retornos.Muitos potenciais clientes empresariais ainda estão deliberando se e como expandir a adoção de tecnologias de IA generativas de testes para implantação em larga escala.