A Meta anunciou o lançamento de um novo agente de inteligência artificial voltado para pequenas e médias empresas (PMEs), com o objetivo de otimizar o atendimento ao cliente. A tecnologia estará disponível inicialmente como um programa piloto gratuito no Facebook, Instagram e WhatsApp.
O agente de IA foi projetado para ajudar PMEs a responder de forma autônoma às dúvidas dos clientes, analisando catálogos de produtos, perguntas frequentes e outras fontes de informação. Além disso, ele permitirá que os consumidores concluam compras diretamente pelos canais de mensagens. Empresas interessadas podem se inscrever em uma lista de espera para testar a novidade.
Essa tecnologia é baseada nos modelos de IA Llama, que já são utilizados por grandes empresas como AT&T, DoorDash e Goldman Sachs. Agora, a Meta pretende democratizar essas ferramentas para que também sejam acessíveis às PMEs.
“Você pode facilmente configurar IAs empresariais para responder instantaneamente aos clientes, liberar sua equipe de tarefas repetitivas e ajudar a converter mais leads, mais rapidamente”, afirmou Clara Shih, vice-presidente de IA empresarial da Meta, em uma postagem no LinkedIn.
O agente de IA da Meta conta com recursos multimodais, sendo capaz de responder tanto a mensagens escritas quanto a áudio. Além disso, sua configuração é modular, permitindo que as empresas personalizem quais tipos de perguntas serão respondidas automaticamente e quais serão direcionadas para um atendente humano. O sistema também pode ser alimentado com códigos promocionais, links e políticas de devolução.
Com essa iniciativa, a Meta busca ampliar a adoção da IA conversacional no atendimento ao cliente, um setor que está se tornando cada vez mais automatizado. No entanto, a estratégia da empresa de oferecer o serviço gratuitamente levanta questões sobre a precificação futura da solução quando o período de testes terminar.