Seja pelos benefícios oferecidos pelas empresas ou pela facilidade na hora de fazer a compra, o cartão de crédito ainda é o meio de pagamento mais usado pelos consumidores na hora de adquirir uma passagem aérea, segundo o estudo realizado pela Worldpay, empresa global de soluções de meios de pagamento, o “The Global Payments Report 2024”.
De acordo com a pesquisa, as razões por trás da popularidade dos cartões de crédito são diversas como, por exemplo, os incentivos oferecidos pelos bancos emissores, como milhas, ofertas de reembolso e seguro de viagem. Além disso, o valor da proteção contra estorno, que acompanha os cartões, foi destacado durante o caos das viagens no início da pandemia. Além disso, é possível parcelar o valor da compra, o que amplia o poder de consumo e facilita a aquisição de bens de consumo e viagens que tenham um valor mais elevado.
Queridinho dos consumidores, os cartões de crédito protegem os clientes contra a não entrega dos serviços adquiridos e, portanto, são ideais para adquirir passagens aéreas – sujeitas a cancelamento por diversos motivos. Vale destacar que as pessoas que viajam a trabalho aproveitam ainda mais os dados do itinerário (repassados nas transações feitas com o cartão), pois facilitam a elaboração de relatórios de despesas e a reconciliação de gastos de viagem.
Segundo levantamento, a Airline Reporting Corporation (ARC) informou que mais de 90% de todas as passagens aéreas compradas nos EUA entre janeiro e novembro de 2023 foram adquiridas com cartão de crédito ou débito. “Isso não é uma surpresa, considerando que esse segmento foi pioneiro em pagamentos com cartão de crédito. O UATP (Universal Air Travel Plan), uma rede voltada para pagamentos de viagens e também hoteis, , foi lançado em 1936 e está em uso até hoje”, afirma Juan Pablo D’Antiochia, Vice-presidente Sênior e General Manager da Worldpay para a América Latina.
Novas opções de pagamento
Hoje, a oferta de diversos métodos de pagamento pelos estabelecimentos comerciais se transformou em um diferencial relevante frente à concorrência. Além disso, variar o portfólio de meios de pagamento permite atingir novos segmentos de clientes, especialmente aqueles que não têm acesso aos cartões tradicionais, ou ainda, acessar consumidores que preferem a conveniência das carteiras digitais como, Apple Pay ou Alipay. No último ano, as carteiras digitais representaram 50% do valor transacionado globalmente no e-commerce, o que as torna uma opção relevante na concepção de fluxos de checkout.
“Embora os pagamentos tradicionais com cartão de crédito ainda dominem o segmento de viagens, a oferta de métodos de pagamento alternativos pode ajudar os estabelecimentos comerciais de viagens a expandirem o seu alcance de mercado, reduzir custos e melhorar a experiência dos clientes”, ressalta D’Antiochia.