Inovação Digital e Tecnologia na Centralidade do Cliente

Prêmio Inovativos: inscrições para a maior premiação de inovação terminam no próximo dia 30

As inscrições para o Prêmio Inovativos terminam no próximo dia 30. Já incluiu o seu case inovador?

O Brasil lidera o ranking de inovação na América Latina. Entre 2000 e 2022, o país mais do que duplicou seus investimentos na área de pesquisa. Além disso, conta com um ecossistema propício para o desenvolvimento de soluções que ampliem a transformação digital por meio das novas tecnologias. Para reconhecer o papel de empresas cujas práticas inovadoras colaboram para o crescimento econômico e social do País, o Prêmio Inovativos anuncia a realização de sua terceira edição. As inscrições terminam no próximo dia 30 e podem ser feitas clicando AQUI.

A premiação tem como objetivo reconhecer e valorizar as melhores práticas corporativas de inovação digital no Brasil implementadas durante o último ano, tanto por empresas nativas digitais, quanto por corporações em processo de transformação, de forma a difundir inspirações para o mercado. Além disso, a iniciativa promove conexões valiosas entre inovadores, investidores, entidades setoriais e governo, construindo um ecossistema colaborativo e incentivando as melhores práticas de inovação digital em nosso país. 

A cerimônia será realizada no “Fórum Inovativos – Cases, Painéis e Reconhecimento”, evento que acontecerá em novembro, no anfiteatro da FGV – SP. A programação promete ser inspiradora, contando com diversos painéis e palestras ministradas por executivos C-level das empresas mais inovadoras do país.

A metodologia desenvolvida pelo Prêmio INOVATIVOS analisa os cases participantes em cinco pilares fundamentais: aplicação de tecnologias digitais; cultura organizacional e pessoas; experiência do cliente; valor para o negócio; e impactos socioambientais. Essa visão analítica é imprescindível para garantir uma avaliação justa, transparente e abrangente, incentivando uma abordagem holística na execução de projetos e garantindo que os cases vencedores não sejam apenas inovadores, mas também sustentáveis, escaláveis e com impactos positivos.

Para garantir a máxima transparência na avaliação, contamos com uma tríplice analítica composta por Fundação Getúlio Vargas (FGV), Accenture e uma banca de jurados com especialistas setoriais (ver abaixo). Após a consolidação das notas, são definidos os vencedores em cada categoria. 

“O propósito do estudo e da premiação é garantir um processo metodológico de total transparência. Isso fica evidente pelo fato de que a própria organizadora – a Plataforma Inovativos – não faz parte do corpo avaliativo, delegando esta tarefa para a tríplice analítica. Dessa forma, não há qualquer tipo de interferência no ranking de vencedores. Além disso, o Prêmio, por meio da biblioteca de cases, contribui para a construção de um legado com as melhores práticas mercadológicas no uso da inovação digital e tecnologia”, destaca Marcos Carvalho, fundador e diretor-geral da Plataforma Inovativos.

Marcos Carvalho, da Inovativos

Parte fundamental no estudo, a tríplice analítica apoia a cultura de inovação e transformação digital no país e vê o Prêmio como uma forma relevante de estimular o aprendizado coletivo e compartilhado entre as instituições mais inovadoras do Brasil.

“Iniciativas como os prêmios são importantes porque incentivam a inovação, criam um ambiente de competição saudável e destacam melhores práticas que podem ser replicadas em diferentes setores. A nossa participação demonstra um compromisso concreto com a promoção da inovação nos negócios no Brasil.”, Ricardo Polisel Alves, Diretor Executivo e líder da área de Technology Strategy and Advisory da Accenture na América Latina.

ricardo polisel
Ricardo Polisel, da Accenture

“Ela (premiação)  serve como plataforma de reconhecimento e incentivo, destacando práticas inovadoras e oferecendo visibilidade para empresas que estão na vanguarda de suas áreas. Além disso, ela é importante, pois cria um ambiente competitivo saudável, onde a inovação é valorizada e recompensada, o que, por sua vez, motiva outras organizações a seguir o mesmo caminho”, afirma Eduardo de Rezende Francisco, professor e chefe do departamento de tecnologia e ciência de dados da FGV.

Eduardo de Rezende, da FGV

Conselho Setorial

Além das parcerias com a FGV e Accenture, a premiação conta com os imprescindíveis apoios de importantes entidades setoriais, think tanks e hubs privados, além de lideranças especialistas membros de uma banca de jurados, que contribuem para a etapa final de análise e ranqueamento das empresas finalistas e vencedoras. 

Edição 2023

A segunda edição do Prêmio INOVATIVOS, em 2023, superou todas as expectativas. Ao todo, 154 cases de inovação digital foram inscritos e validados. Após um processo criterioso de avaliação por renomados especialistas do setor, foram selecionados 56 finalistas, distribuídos em 14 categorias, cada uma delas com um vencedor. Assim, os 14 vencedores, conhecidos na cerimônia de premiação, foram: Visa, MRV, Grupo Profarma, Banco do Brasil, Banco Carrefour, CBA, GovBR, Voltz, DSM (em duas categorias), Noar, Match IT, Hilab e Junto Seguros. 

Além da celebração dos vencedores e dos finalistas, a segunda edição do Prêmio INOVATIVOS – da mesma forma que já havia ocorrido na primeira – deixou um valioso legado para a comunidade empresarial: a “Biblioteca de Cases”. Trata-se de um espaço dedicado para homenagear todos os cases vencedores e finalistas, sendo uma fonte valiosa de inspiração e orientação para gestores e empreendedores em busca de sucesso na era digital. Anualmente, novas histórias inspiradoras enriquecem o acervo, cujo conteúdo pode ser acessado de forma gratuita no site oficial do prêmio.

+ ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Criptorama 2024: podcast debate presente e futuro do blockchain

App que avalia alimentos e cosméticos agora conecta diretamente cliente e empresa. Conheça o Yuka

Atendimento exponencial: como a GenAI pode transformar o SAC das empresas

Criptorama 2024: podcast debate presente e futuro do blockchain

App que avalia alimentos e cosméticos agora conecta diretamente cliente e empresa. Conheça o Yuka

Atendimento exponencial: como a GenAI pode transformar o SAC das empresas