Os canais digitais e as ferramentas de inteligência artificial (IA) generativas estão sendo cada vez mais utilizadas pelos consumidores para realizar suas compras. De acordo com estudo da Capgemini, um em cada cinco consumidores já usou IA generativa em compras e quase a metade dos consumidores da geração Z realizaram ao menos uma compra em uma plataforma de mídia social em 2023.
O levantamento, realizado com 14 mil respondentes em 14 países e apresentado durante a programação da NRF’s Retail Big Show, analisou como o comportamento do consumidor está mudando e os fatores que o estão moldando. O estudo também explorou hábitos de compra on-line e off-line, aceitação da IA generativa, consumo consciente, social commerce, entre outros pontos.
IA generativa
A pesquisa da Capgemini indicou que 55% dos consumidores já tiveram experiências de compras melhoradas por IA e 20% deles já utilizou a tecnologia em suas transações. A geração Z e os millennials lideram em crenças sobre a IA generativa, com 56% e 61%, respectivamente. Com relação à geração X e aos baby boomers, a aceitação é de 52% e 43%. O estudo também mostrou que 33% dos entrevistados planejam usar a tecnologia no futuro, contra 19% que não planejam empregá-la.
Sobre exemplos de uso, mais da metade (52%) dos usuários substituíram os mecanismos de pesquisa tradicionais por ferramentas de IA generativa para recomendações de produtos. A recomendação, inclusive, é o quesito de maior aceitação para 66% dos respondentes. Já 59% dos entrevistados buscam recomendações personalizadas da IA que se alinhem com sua personalidade.
Social commerce
A pesquisa mostrou que as redes sociais ainda geram confiança aos consumidores. Quase a metade (46%) dos consumidores da geração Z realizaram ao menos uma compra em uma plataforma de mídia social em 2023 e mais da metade (53%) daqueles que compraram pelas redes sociais foram influenciados por feeds, stories, reels, shows ao vivo e influencers ao fazerem compras.
Omnicanalidade
Apesar da utilização dos meios digitais para compras, o relatório indicou que 66% dos consumidores afirmaram ter interagido significativamente com lojas físicas em 2023 – um aumento em relação aos 61% do ano anterior. Nas lojas físicas, a preferência apontada é a possibilidade de experimentar produtos, disponibilidade de estações de sustentabilidade e tecnologia para oferecer o mesmo nível de interação de aplicativos de varejistas.