A multinacional de lojas de departamento Walmart lançou duas ferramentas de inteligência artificial (IA) com o objetivo de melhorar a experiência do cliente. A primeira visa ajudar compradores a pesquisar produtos mais rapidamente, enquanto que a outra novidade promete automatizar processos de compra. O anúncio foi feito durante a conferência de tecnologia CES, realizada em Las Vegas, nos Estados Unidos.
A ferramenta de pesquisa GenAI – desenvolvida a partir da combinação dos modelos de IA da Microsoft com os dados de clientes do Walmart – permite que os consumidores pesquisem produtos com base em informações de casos específicos de uso. Dessa forma, não há necessidade de informar nomes de itens ou marcas.
Utilizando frases como “reunião para ver o jogo de futebol” ou “ajude-me a planejar uma festa com tema de unicórnio para minha filha”, por exemplo, os clientes receberão, já organizadas, listas de produtos indicados para esses eventos, evitando pesquisas individualizadas de itens. Ou ao invés de pesquisarem produtos como “ventiladores”, bastariam informar “objetos que aliviem a sensação de calor”. O recurso já está disponível para usuários iOS do aplicativo do Walmart e, segundo a companhia, será implementado no site da rede varejista e para usuários Android ainda este ano.
A outra solução apresentada, ainda em desenvolvimento, é a ferramenta “Walmart InHome Replenishment”, que ajudará os compradores que utilizam o serviço de entrega InHome por assinatura a fazerem compras rapidamente de itens que costumam adquirir por meio do serviço.
Sem verificação
Além das duas ferramentas de IA, o Walmart anunciou a ampliação da disponibilidade de outra solução interna de IA chamada My Assistant, voltada para funcionários de 11 países. A companhia também lançou um serviço habilitado para IA e visão computacional que elimina a necessidade dos compradores terem suas notas fiscais verificadas por funcionários das lojas da bandeira Sam’s Club, o clube de compras do grupo Walmart.
Atualmente em execução como piloto em 10 lojas do Sam’s Club, a tecnologia usa câmeras e processamento de IA na saída das lojas para capturar imagens de carrinhos e verificar o pagamento de todos os itens levados pelos consumidores. O objetivo, segundo a rede varejista, é expandir essa tecnologia para cerca de 600 lojas do Sam’s até o final do ano, depois que os clientes classificaram o tempo de espera na saída como um “ponto problemático” no serviço da companhia.
Com informações da CNN Brasil