Inovação Digital e Tecnologia na Centralidade do Cliente

Quando a tecnologia impulsiona os serviços públicos

Existe uma grande demanda, por parte da população, para que os serviços públicos sejam digitalizados, já que a digitalização e o uso da tecnologia contribuem tanto para o desenvolvimento do setor público, quanto para uma melhor comunicação com a sociedade, gerando economia de recursos, aumento da produtividade, melhoria do atendimento e democratização da tomada de decisões.

Para discutir os benefícios da tecnologia nos serviços públicos, mostrando o que já existe de novidade em soluções e programas voltados para a gestão pública, o Innovation Xperience Conference – uma iniciativa do Grupo Innovation Xperience (Grupo iX) – promoveu o painel ‘Tecnologia e Serviços Públicos: uma cidade mais digital e fluida para o cidadão’.

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“A tecnologia deve ser usada em benefício das pessoas, no convívio nas cidades. Já avançamos bastante na área de meios de pagamento e na própria implementação do open finance, além do gov.br. Mas ainda há muito por fazer”, afirmou Vitor Magnani, presidente do Movimento Inovação Digital (MID) e mediador do painel.

Caminho digital

De acordo com Erick Sobreiro, executive partner do Gartner, atualmente, em qualquer tipo de governo, há secretarias, órgãos e organizações públicas buscando seu próprio caminho digital. “Há uma demanda de governo como plataforma. Para que isso aconteça, é necessário estabelecer claramente uma estratégia digital, uma estrutura de governança com arcabouço regulatório para sustentar a transformação digital no País”.

Na opinião de Ilson Bressan, diretor-executivo da Valid, para que se estabeleça uma estrutura de governança, a jornada deve unir os governos federal, estadual e municipal junto com a iniciativa privada. “Também é importante conhecer bem o cliente, o seu comportamento, para que o gestor possa criar políticas de atendimento à população com base em dados e evidências, integrados nas plataformas”, finalizou. 

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