A quinta edição da Innovation Xperience Conference foi um sucesso, com ampla repercussão nas redes sociais e também na imprensa. O evento abordou os temas mais importantes e relevantes relacionados à inovação aplicada aos negócios, abrangendo assuntos do mercado, regulação e a divulgação de estudos inéditos. Neste resumo, compartilharemos alguns momentos marcantes do evento, adiantando que na próxima semana os leitores da Inovativos terão acesso à cobertura completa.
A abertura do evento foi realizada por Vitor Magnani, presidente do Movimento Inovação Digital (MID), Marcos Carvalho, diretor-geral do MID e Grupo iX, e Adriana Próspero, diretora de negócios do Grupo iX e MID. Em seguida, subiram ao palco o secretário-adjunto de desenvolvimento econômico e trabalho, Armando Junior, e Aloysio Nunes, presidente da SP Negócios. Outra autoridade presente foi Rogério Lins, prefeito de Osasco.
Dentre os palestrantes, destacou-se Otávio Damaso, diretor de regulação do Banco Central, que anunciou em primeira mão os pontos centrais da agenda de 2024 do Banco Central, focando em Pix, open finance, drex e o processo de tokenização. Damaso ressaltou que o PIX é “o sistema de pagamento instantâneo mais parrudo e eficiente do mundo”.
O evento abordou de maneira tridimensional o Drex e outras inovações em curso no sistema financeiro. Líderes como Juarez Borges Filho, diretor geral Brasil do PayPal, e José Maria Ribeiro, CEO da Adiq, discutiram temas como Real Digital, Open Finance e a conexão com a inclusão bancária e digital de milhões de brasileiros. Além disso, foram abordados o cenário atual da economia e as projeções para fusões, aquisições e investimentos no próximo ano, ressaltando a necessidade de o governo cumprir a agenda de reformas em discussão no Congresso Nacional.
Customer experience, ESG, IA generativa e Digitalize
A experiência do cliente e sua importância para as empresas foram temas recorrentes nos diferentes painéis do Innovation Xperience. Empresas, digitais ou não, devem valorizar e perpetuar a cultura do aprimoramento da jornada de consumo, adaptando-a às mudanças nos hábitos das pessoas.
Profissionais como Felipe Criniti, CEO da Rappi, Paulo Godoy, CEO da Olos, e Tereza Santos, CEO da Sympla, abordaram a importância da transparência nas ações corporativas para o consumidor, uma demanda que faz parte das novas iniciativas ESG e é cada vez mais exigida pelos clientes.
No que diz respeito à experiência do cliente, o evento explorou a inteligência artificial, destacando os primeiros movimentos dessa tecnologia no atendimento ao cliente e os impactos que podem ser esperados para a sociedade e diversos setores, como agronegócio, saúde e games.
As dores e estratégias da gestão de negócios foram amplamente discutidas no evento. Executivos como Eduardo L’Hotellier, CEO da Getninjas, Tatiana Mattos, Head of Brazil da BlaBlaCar, e Glauco Maschio, CEO da Pixter, compartilharam insights sobre o tema. Nycholas Szucko, conselheiro em cibersegurança do MID, destacou a importância de os gestores estarem atentos às ameaças provenientes da internet, que representam um novo vetor de risco para os negócios.
Regulação, educação para PMEs e um pouco do nosso lado geek
Diversos temas de regulação que impactam os negócios digitais foram discutidos no evento, incluindo a reforma tributária e seus impactos, bem como debates sobre a criação de leis para inteligência artificial e regulamentação da atividade de entrega e transporte por aplicativo.
Atentos aos movimentos de empreendedorismo, especialistas reunidos discutiram a importância da educação digital para todos os negócios, inclusive pequenas e médias empresas que atuam em marketplaces e outras plataformas digitais.
Paulo Silveira, CEO da Alura, Ivan Tonet, coordenador de mercados e transformação digital do Sebrae, e Thiago Françoso, VP de empregabilidade da Wadhwani Foundation, abordaram o poder da educação na construção de negócios digitais mais sólidos para os consumidores.
Por fim, e não menos importante, exploramos nosso lado geek, mantendo o foco nos negócios. Falamos sobre games sob a perspectiva empresarial e regulatória, incluindo uma palestra sobre biohacking oferecida por Wagner Sanchez, professor, pesquisador e pró-reitor da FIAP. No palco, ele envolveu os congressistas, transformando o IX Conference em uma fascinante feira de ciências. A ciência e os negócios nunca combinaram tão bem como ontem. Aqueles que compareceram desfrutaram da experiência, enquanto os ausentes podem acompanhar nossa cobertura detalhada a partir da próxima semana.