Inteligência Artificial (IA) é um dos assuntos mais falados do momento, graças, principalmente, ao hype do ChatGPT. Nos Estados Unidos, por exemplo, a ferramenta de IA generativa desenvolvida pela OpenAI apresenta um grande potencial para mudar a carreira e a vida das pessoas para quase 77% dos entrevistados ouvidos pela GWI, uma empresa de audiência norte-americana.
De acordo com outro levantamento, feito pelo Fórum Econômico Mundial, a expectativa é de que ferramentas de IA sejam adotadas por mais de 75% das empresas no mundo todo nos próximos cinco anos. “Hoje os líderes devem estar atualizados nessa discussão sobre IA. Não se trata mais do futuro. A IA já faz e fará cada vez mais parte do dia a dia de todos”, afirmou Andrea Liberman Salfatis, diretora comercial de SMB na Microsoft.
Diante da importância do tema, a Microsoft e a plataforma INOVATIVOS, promoveram em sua sede em São Paulo, o Masterclass OpenAI “Inovação Exponencial – Como a IA está mudando a forma como pensamos e resolvemos problemas”.
“Gratificante ver o resultado de uma iniciativa pioneira no desenvolvimento de um workshop junto com a Microsoft OpenAI, que abordou o impacto da inteligência artificial generativa, caso do GPT, na gestão do negócio. É uma solução recente e desafiadora. O êxito do projeto também resultou na qualificada adesão de público, com mais de 40 C-levels de tecnologia, na sede da Microsoft para a dinâmica interativa.” Marcos Carvalho, diretor geral da plataforma INOVATIVOS.
O evento contou com palestras de Afonso Menegola, Cloud Solution Architect da Microsoft, além do professor e especialista George Leal Jamil.
IA responsável
Segundo Andrea Liberman, atualmente a IA é uma questão importante em todos os âmbitos da gestão, podendo ser utilizada para auxiliar nas tomadas de decisões, para aumentar a produtividade, para trazer mais eficiência aos negócios, e até para a melhoria na interação com clientes.
“As inovações estão surgindo muito rápido e são muito relevantes. Precisamos focar em como utilizar essas ferramentas de IA de forma que elas garantam segurança, privacidade e ética. A Microsoft tem foco na IA responsável, garantindo a privacidade dos dados dos clientes”, ressaltou a diretora comercial de SMB na Microsoft.
Para Afonso Menegola, como se trata de um assunto relativamente novo, todos ainda estão tentando entender melhor ferramentas de IA como o ChatGPT e como aplicá-las dentro das empresas. “Nesse contexto é fundamental entender como deve ser feito um planejamento estratégico e como devem ser escolhidas as pessoas para executar projetos que utilizam OpenAI. O evento foi muito legal nesse sentido, além do fato de que todo seu conteúdo foi construído com GPT-4”, destacou.
Parceria líder
Na opinião de George Leal Jamil, o masterclass foi muito importante por possibilitar o contato com uma associação líder em atuação na inteligência artificial generativa: a parceria entre Microsoft e OpenAI. No inicio deste ano, a Microsoft fez um novo aporte na dona do ChatGPT estimado em US$ 10 bilhões, dando-lhe uma participação atual de 49% na OpenAI.
“Os participantes ouviram tendências, abordaram casos práticos relativos à gestão estratégica organizacional e puderam aplicar seus conhecimentos para o planejamento e a gestão de pessoas. Dessa forma, o evento permitiu que todos aprendessem um pouco mais sobre essa nova tendência mundial em tecnologia aplicada”, concluiu Jamil.