Inovação Digital e Tecnologia na Centralidade do Cliente

Após 1 ano, 5G enfrenta o desafio da interiorização no País

Nesta quinta (6) completa um ano do lançamento do 5G no Brasil. Tecnologia ainda enfrenta desafios, como a expansão para regiões mais distantes dos grandes centros urbanos

Nesta quinta-feira (6) completa um ano do lançamento da tecnologia de quinta geração (5G) para dispositivos móveis no País. Apesar do sinal da rede já estar presente em cerca de 150 cidades brasileiras, a tecnologia ainda enfrenta desafios, entre eles a superação da instabilidade de conexão e  sua expansão para regiões mais distantes dos grandes centros urbanos.

Além das capitais, todos os municípios com mais de 500 mil habitantes e parte daqueles com mais de 200 mil já possuem ao menos uma antena para 5G. Atualmente, mais de 8 milhões de linhas 5G estão habilitadas no País e 126 modelos de celulares dos principais fabricantes estão homologados para se conectar com a tecnologia.

Planos de expansão

Para que a melhor conectividade gerada pelo 5G permita melhorias, inovações e novas experiências com produtos e serviços para todos os brasileiros, é necessária a expansão da rede e sua interiorização.

De acordo com Gustavo Borges, superintendente de Controle de Operações da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), já existem contratos firmados com as operadoras para levar o 5G a todos os municípios brasileiros nos próximos dez anos, além da expansão da tecnologia para as rodovias federais. Até o momento, a Anatel já autorizou 1610 municípios a receberem o sinal 5G.

Da mesma forma, já está no radar da agência a disponibilização do 5G para as rodovias estaduais e zonas rurais mais distantes de centros urbanos. “O desafio é levar a infraestrutura de conectividade com qualidade. A tecnologia também nos permitirá focarmos na mitigação e prevenção de golpes e fraudes em telecomunicação”, afirmou Borges.

Vantagens do 5G

Uma das principais vantagens do 5G é seu melhor desempenho em velocidade (pode chegar a 10GBps) e baixa latência (tempo de resposta). Dessa forma, a experiência para ver filmes, usar aplicativos, fazer downloads, entre outras ações, acaba se tornando bem mais fluida.

Além disso, em comparação com o 4G, o 5G possui um espectro de cobertura muito maior e usa uma faixa de frequência mais alta, permitindo a convivência de mais aparelhos usando seus dados. Segundo a organização Global System for Mobile Communications, a tecnologia pode render US$ 565 bilhões em receitas adicionais até 2034.

Impacto para os negócios

Toda essa velocidade do 5G certamente já traz e trará ainda mais impactos nos negócios, já que as informações chegarão mais rapidamente aos destinatários e mais dados poderão ser processados, em alinhamento com o conceito de Big Data.

A maior estabilidade de conexão e o acesso aos conteúdos na nuvem permitirão, por exemplo, videochamadas sem travar ou sem nenhum tipo de delay. Além disso, com uma cobertura maior, cada vez mais dispositivos poderão ser conectados à internet, impulsionando o uso da Internet das Coisas (IoT). Na prática, as empresas poderão controlar seus dispositivos de forma remota e de maneira mais facilitada e inteligente.

Outros métodos que tendem a ser potencializados pelo 5G são o machine learning e a inteligência artificial, cada vez mais utilizados pelas companhias.

+ ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Fórum Inovativos: como a inovação fortalece a governança dos negócios

Estudo revela o futuro do atendimento ao cliente com IA generativa no e-commerce

Criptorama 2024: podcast debate presente e futuro do blockchain

Fórum Inovativos: como a inovação fortalece a governança dos negócios

Estudo revela o futuro do atendimento ao cliente com IA generativa no e-commerce

Criptorama 2024: podcast debate presente e futuro do blockchain