Em meio a pandemia, milhares de famílias brasileiras adotaram plataformas digitais como complemento ou mesmo uma forma de renda. Teve gente vendendo camiseta, calça, objetos de decoração e até comida. De acordo com levantamento do Instituto Locomotiva, 20% da população adulta do Brasil recorreu aos aplicativos para garantir parte ou a totalidade de sua renda.
Passado o período pandêmico, alguns negócios claramente prosperaram. No entanto, atualmente muita gente enfrenta um desafio comum: como profissionalizar e crescer o próprio negócio dentro de um Mercado Livre ou OLX, por exemplo?
Esse foi um dos pontos abordados pelo Movimento Inovação Digital (MID) – entidade que reúne mais de 150 empresas inovadoras. A entidade levou a pauta da importância da inclusão digital de pequenas e médias empresas e da capacitação tecnológica para a reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social Sustentável (CDESS) do Governo Federal, o chamado Conselhão.
Realizado na última segunda-feira, 12 de junho, na sede da Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN), em São Paulo, o evento contou com a presença da ministra do Planejamento, Simone Tebet, e do secretário-executivo do Conselhão, Paulo Pereira.
O CDESS é um colegiado composto por 247 representantes da sociedade civil e é um órgão de assessoramento direto ao Presidente da República em todas as áreas de atuação do Poder Executivo, na formulação de políticas e diretrizes voltadas ao desenvolvimento econômico, social e sustentável do País. O MID, por meio do presidente Vitor Magnani, é uma das entidades integrantes.
PPA
Durante a reunião, o Ministério do Planejamento e Orçamento apresentou aos conselheiros do segmento empresarial de São Paulo as diretrizes do Plano Plurianual (PPA) 2024 a 2027 e debateu subsídios à construção de uma agenda equilibrada, justa e sustentável de desenvolvimento para os próximos anos.
“O encontro, ao intensificar os debates em torno do PPA, mostrou-se de extrema importância. Trata-se de um instrumento fundamental de planejamento do Estado, não só para o curto, mas também para o médio e o longo prazo”, afirmou Vitor Magnani.
Inclusão de PMEs
O presidente do MID disse que aproveitou a reunião para falar sobre a importância de políticas de inclusão digital das pequenas e médias empresas, seja de prestação de serviços, seja do varejo. “Se você tem um produto ou serviço, você precisa estar no digital, porque hoje os mercados não estão mais regionalizados”, destacou.
Outra demanda apresentada pelo setor foi a da educação tecnológica. “As pessoas precisam entender como utilizar as novas tecnologias no dia a dia, adaptando-as às suas áreas de atuação e se atualizando constantemente. Digital é uma cultura, uma mudança de hábito, um processo, uma gestão”, concluiu Magnani.
Veja o vídeo na íntegra: