A transformação digital, que ocorre em velocidade cada vez maior, figura entre as grandes vantagens e também como gigantesco desafio para as organizações. A dualidade figurou entre as principais questões debatidas no painel “A nova era digital para as empresas: gestão, cultura e tecnologia”, que ocorreu dentro da Innovation Xperience Conference, evento do Grupo iX, correalizado em 2022 com a SP negócios. A iniciativa conta com o apoio do Movimento Inovação Digital e FecomercioSP.
Marcos Sirelli, Chief Information Officer (CIO) da Porto (rebranding da Porto Seguro), afirma que é necessário trabalhar diariamente os processos internos para ganhar eficiência, sem descuidar da conexão com o cliente. “O desafio é grande: como manter o atendimento familiar, com a digitalização? O nosso é um setor conservador, por envolver avaliação de riscos. Com 75 anos de atuação, queremos avançar. Temos conseguido nos conectar com os clientes ampliando vantagens, como a oferta de benefícios nos seguros via cartão de crédito, por exemplo. A lição é que precisamos estar sempre preparados para estabelecer parcerias de maneira ágil e eficaz”, diz.
Já Ícaro Vilar, fundador e CEO da Rede Amor Saúde e vice-presidente da plataforma Cartão de Todos, afirma que é preciso focar nos valores, para chegar à transformação. “Aprendi com meu pai, que atuava no sindicato dos metalúrgicos, a importância de ter um líder que pensa no coletivo. Assim, implantamos soluções para beneficiar o dia a dia das pessoas, como cash back nos serviços e o prontuário eletrônico. Para 2023, a meta é a adoção do sistema papel zero, que vai eliminar burocracia.”
Fundada em 2016, a Amor Saúde é a maior rede de clínicas populares do Brasil, com mais de 300 unidades no território nacional, que realizam mais de um milhão de atendimentos mensais. “No entanto, temos ainda muito a caminhar no sentido da digitalização, pois apenas 16% dos usuários da plataforma fazem agendamento pelo aplicativo”, ressalva Vilar.
A crença na criação de soluções direcionadas às pessoas é compartilhada por Igor Freitas, head de transformação digital da XP Inc. “A tecnologia parte sempre de uma vontade. Não é a finalidade em si. O tecnólogo precisa entender o modelo de negócio. A grande sacada é buscar a relevância e possibilitar que o cliente possa usufruir de maneira mais ampla. As empresas que se destacam são aquelas que conseguem entender isso”, diz.
O mediador do debate, George Leal Jamil, consultor em educação executiva, afirma que a sociedade tem uma dívida de gratidão com a tecnologia, ao lembrar o período mais duro da pandemia de covid-19. “Fomos confinados para salvar nossas vidas. Se a infraestrutura tecnológica não estivesse consolidada, não teríamos conseguido passar por essa fase.”
O especialista em inovação Andreas Blazoudakis, cofundador e CEO da Netspaces, crê que a transformação maior está a caminho. “A grande revolução digital ainda está por vir. Temos agora a integração dos sistemas online com offline. A chegada do 5G traz mais intensamente a internet das coisas, aumenta o uso de inteligência artificial e do blockchain. Isso vai impactar nos empregos e na vida em geral”, conclui.
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