Criar a cultura de dados na Prefeitura de São Paulo. Esse é um dos objetivos da plataforma Observa Sampa. O site foi tema da quarta edição do Innovation Xperience Conference, evento do Grupo iX e correalizado em 2022 com a SP Negócios. A iniciativa conta com o apoio do
Movimento Inovação Digital e da FecomercioSP.
A palestra foi ministrada por Vivian Satiro, secretária Executiva de Planejamento e Entregas Prioritárias. A plataforma online reúne indicadores capazes de mensurar a qualidade de vida dos paulistanos, o acesso a equipamentos, além de ser exibir o desempenho da Prefeitura. O site conta também com um espaço para publicação de estudos e participação popular no debate sobre os próprios indicadores.
“Os dados estão disponíveis de forma intuitiva e de fácil acesso. As equipes da Prefeitura podem manipulá-los e gerar pesquisas, além de elaborar políticas públicas”, afirmou Vivian. Ao digitar um termo na plataforma, todos os dados referentes a aquele assunto irão surgir na tela.
Além disso, foram criados Painéis, com os indiciadores, divididos em 13 temas: Saúde, Economia, População, Segurança e Violência, Trabalho e Renda, Turismo, Moradia, Mobilidade e Segurança no Trabalho, meio Ambiente, Gestão Pública, Assistência Social, Educação e Finanças Públicas. Por exemplo, ao clicar em Economia, é possível ver que o Produto Interno Bruto (PIB) da Indústria da capital paulista representa que 10% do total.
O usuário pode ainda baixar os indicadores em diferentes formatos, como Excel. Os dados estão também por subprefeitura ou distrito. “Esse é um esforço público que dialoga para dentro da máquina pública. Queremos criar uma cultura de dados, além de pessoas preparadas para lidar e fazer bom uso deles”, ressaltou a secretária Executiva de Planejamento e Entregas Prioritárias. “Tudo o que estamos pensando é o mais automatizado possível para que os setores não se comprometam no preenchimento”, complementou ela.
Mas o Observa Sampa não é voltado apenas para a máquina pública. A plataforma é destinada também para o público em geral adquirir informações sobre os mais variados assuntos que envolvam o município de São Paulo. A plataforma foi desenvolvida em 2014 pela antiga Secretaria de Gestão. No ano passado, começou a passar por uma reformulação. “O “apagão” que ocorreu no IBGE foi um dos impulsionadores para as mudanças”, afirmou Vivian.
Uma das próximas melhorias é traduzir o site para a língua inglesa, com o intuito de divulgá-lo para o público no exterior. “Queremos que os estrangeiros conheçam a cidade de São Paulo além do que já é divulgado. Existem muitas “São Paulos” dentro dela mesma”, ressaltou a especialista.
A equipe do Observa Sampa aceita críticas e sugestões para a plataforma. Elas podem ser enviadas para o seguinte e-mail: [email protected]. “O aprimoramento é contínuo”, finalizou Vivian.
Para navegar na plataforma Observa Sampa, basta acessar o seguinte link AQUI