“Queremos construir a maior enciclopédia de cases de inovação digital para botar o máximo de empresas empreendedoras em uma trajetória digital, e fazer com que Brasil avance o mais rápido nessa trajetória”, afirmou Vitor Magnani
Na noite de mais uma edição do Innovation Xperience Conference, ocorrido no último dia 8, foram revelados os vencedores do Prêmio Inovativos. Em sua primeira edição, a iniciativa não nasceu apenas da motivação de se entregar um troféu. “Queríamos criar um banco de dados de cases que contam, do início ao fim, um sucesso de inovação, de transformação digital. Cases que podem ser uma inspiração a empresas que querem fazer a transição para a jornada digital. Por isso, criamos a premiação”, explicou Vitor Magnani, presidente do MID e do grupo iX.
“Queremos construir a maior enciclopédia de cases de inovação digital para botar o máximo de empresas empreendedoras em uma trajetória digital e fazer com que Brasil avance o mais rápido nessa trajetória”, afirmou Magnani. Todos os cases serão publicados e estarão à disposição de empresas.
Foi criada uma metodologia, juntamente com a Fundação Cabral, uma das maiores escolas de negócios do Brasil, e a consultoria Accenture, que auxilia empresas na transformação para o digital. “Este ano, 85 casos inscritos passaram pelos critérios iniciais de qualificação”, afirmou Leonardo Fraga, diretor da Accenture.
Vários temas foram levados em conta na escolha dos ganhadores. O primeiro foi que tecnologias precisam ser provadas e não serem apenas experimentos laboratoriais. “Ou seja, são exemplos concretos que impactam negócios”, explicou Fraga. O segundo engloba a contribuição para o cliente: que impacto o case gerava do ponto de vista do cliente. A terceira visão foi o impacto cultural, como as pessoas estavam trabalhando nesses casos de inovação e como eles vinham contribuindo na forma de operar da empresa. “Levamos em conta também a sustentabilidade, além do impacto social e ambiental”, acrescentou o diretor da Accenture.
O prêmio conta com 11 categorias: Impacto Social, Industrial e Agronegócio, Mobilidade, Modelos para Inovação, Plataformas/Marketplace, Relacionamentos com Cliente, Saúde e Qualidade de Vida, Serviços Financeiros, Soluções para Legal, Soluções para Plataformas, além do Prêmio Destaque, que teve dois ganhadores.
Confira os vencedores do Prêmio Inovativos – Inovação Digital:
Categoria Impacto Social
NearBee
Case: Divoem
Categoria Industrial e Agronegócio
Cba
Case: Advancedcba – Controle avançado de processos
Categoria Mobilidade
Kavak
Case: Inteligência na experiência de vendas de carros usados
Categoria Modelos para Inovação
Novartis
Case: Programa de inovação e transformação digital da Novartis do Brasil e criação do Hub Biom
Categoria: Plataformas/Marketplace
OLX Brasil
Case: Segurança digital e o uso da fricção positiva
Categoria: Relacionamento com Clientes
Claro
Case: Skill Minha Claro na Alexa
Categoria: Saúde e Qualidade de Vida
dr.consulta
Case: Skalai Gente
Categoria: Serviços Financeiros
TecBan
Case: Uma conexão, infinitas possibilidades
Categoria: Soluções para Legal
Kronoos
Case: Plataforma Kroonos
Categoria: Soluções para Plataformas
Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes)
Case: Open Delivery
Categoria: Prêmio Destaque
Basf/Noar
Case: B-Scent (Internet of Senses) levando fragrâncias ao mundo digital
Categoria: Prêmio Destaque
gov.br
Case: gov.br – Evoluções na personalização do relacionamento com o cidadão