Inovação Digital e Tecnologia na Centralidade do Cliente

Inovação no setor público: as ferramentas da Prefeitura de São Paulo para o cidadão

Em apresentação no primeiro Clube Inovativos, Regina Silvério, secretária adjunta da Secretaria Municipal de Gestão, falou sobre as inovações que vem sendo implementadas pela Prefeitura de São Paulo.

A inovação no setor público nem sempre é lembrada quando se fala em tecnologia e transformação digital. No entanto, a Prefeitura de São Paulo tem investido fortemente em soluções inovadoras para melhorar a qualidade de vida da população e otimizar a gestão da cidade. Foi o que destacou Regina Silvério, secretária adjunta da Secretaria Municipal de Gestão, durante primeiro encontro do Clube Inovativos 2025.

“A missão do servidor público, do poder público, é trazer soluções que tragam maior qualidade de vida para o cidadão que mora em São Paulo”, afirmou Silvério. A capital paulista, com seus 12 milhões de habitantes, demanda soluções ágeis e eficientes para desafios diários em diversas áreas, como mobilidade, saúde, segurança e educação.

Tecnologia a serviço da cidade

Um dos exemplos mais notáveis de inovação na gestão municipal é o Smart Sampa, um sistema que já conta com 25 mil câmeras equipadas com inteligência artificial. “A gente vem reconhecendo pessoas que são fugitivas, pessoas que cometeram algum crime, e você tem a atuação da guarda civil imediatamente. É só para isso que serve? Não. Se você está passeando na rua, você tem um infarto, você cai, você tem lá o monitoramento que chama imediatamente o SAMU”, explicou a secretária.

Outra iniciativa mencionada foi a utilização de drones e câmeras para fiscalização ambiental. Caminhões de lixo de outros municípios que despejam dejetos de forma irregular na cidade são monitorados e combatidos com essas tecnologias.

Capacitação e inclusão digital

A prefeitura também tem apostado na qualificação dos servidores para lidar com as novas ferramentas digitais. “A gente está desenvolvendo muitas parcerias com a Amazon, com Microsoft, com Google, para que o letramento digital aconteça”, destacou Silvério. Com um quadro de 132 mil servidores, dos quais 97 mil são mulheres, a prefeitura tem incentivado a participação feminina em cargos de liderança no setor de tecnologia.

A inclusão digital também é uma prioridade, com iniciativas como a Central de Inteligência em Libras (CIL), premiada pela ONU, que facilita o acesso de pessoas surdas aos serviços públicos. “A gente investe em tecnologia para que os serviços que chegam ao cidadão também possam ser acessíveis para aquela pessoa que não consegue se comunicar”, ressaltou.

Serviços inteligentes e otimização da gestão

Na área da mobilidade, os semáforos inteligentes já estão ajudando a melhorar o trânsito na cidade. Esses dispositivos ajustam automaticamente o tempo de abertura e fechamento de acordo com o fluxo de veículos, reduzindo congestionamentos.

A comunicação com o cidadão também está sendo reformulada. Uma nova plataforma de linguagem simples, baseada em inteligência artificial, permitirá traduzir termos técnicos e normativos para uma linguagem mais acessível. “É como se fosse um chat GPT, mas pegando documentos, normativos, legislação, termos muito complexos que o cidadão não consegue entender, e a gente passa por essa plataforma, e essa plataforma transforma aquele texto em linguagem simples”, explicou Silvério.

Transformação digital na saúde e no acesso à informação

A digitalização também alcançou a saúde dos servidores municipais. A prefeitura implementou um prontuário eletrônico que reduziu a burocracia e trouxe mais agilidade ao atendimento. Com essa medida, foram evitadas a impressão de 300 mil folhas em um ano, contribuindo para a sustentabilidade.

Outro destaque é a modernização do Diário Oficial da Cidade. Agora, qualquer cidadão pode receber informações segmentadas diretamente no celular, facilitando o acesso a conteúdos relevantes. “Eu quero receber todo dia de manhã tudo que sair da saúde pública. Eu quero saber o que a Secretaria de Saúde está fazendo. Você entra no Diário Oficial, você monta ali o mailing que você quer receber, e todo dia, seis horas da manhã, usando inteligência artificial, o cidadão vai receber a informação que ele desenhou para ele”, explicou.

Reconhecimento internacional

O comprometimento de São Paulo com a inovação resultou em certificações internacionais. “No ano passado, São Paulo recebeu a certificação de cidade inteligente, cidade sustentável e cidade resiliente”, destacou a secretária, reforçando o papel das parcerias entre setor público e privado para manter esses padrões elevados.

A gestão municipal segue buscando formas de otimizar os recursos e melhorar o atendimento ao cidadão, utilizando a tecnologia não apenas para modernizar processos, mas também para tornar São Paulo uma cidade mais inclusiva, segura e eficiente. “A gente precisa das parcerias de vocês também para nos ajudar a pensar, porque eu acho que, como cidadão, a responsabilidade também é de cada um, a gente construir uma cidade melhor para a gente viver”, concluiu Regina Silvério.

Assita a palestra na íntegra:



+ ÚLTIMAS NOTÍCIAS

A fintech Zoop tem novo CEO

Inovação no setor público: as ferramentas da Prefeitura de São Paulo para o cidadão

Banco Central estuda adotar IA em fraudes com PIX

A fintech Zoop tem novo CEO

Inovação no setor público: as ferramentas da Prefeitura de São Paulo para o cidadão

Banco Central estuda adotar IA em fraudes com PIX