A inovação empresarial esteve em festa nesta segunda-feira (11) com o anúncio dos vencedores do Prêmio Inovativos. O evento, realizado no auditório da Fundação Getulio Vargas (FGV), em São Paulo, ocorreu logo após o encerramento do Fórum Inovativos, reunindo executivos, empreendedores e líderes que estão à frente do cenário de inovação e tecnologia no país.
Sobre o Fórum, o encontro contou com a presença de mais de 230 participantes e 20 palestrantes, que discutiram temas como gestão, cenário atual e o futuro da inovação corporativa no Brasil. Em breve, a Plataforma Inovativos divulgará uma cobertura completa do evento com os principais insights e entrevistas.
Prêmio Inovativos: reconhecendo a excelência na inovação
A premiação, promovida pela Plataforma Inovativos, com o apoio da FGV e da Accenture, destacou os cases mais impactantes de inovação digital no mercado brasileiro. Ao todo, foram analisados 190 projetos, dos quais 39 finalistas foram selecionados para disputar diferentes categorias. A metodologia de avaliação é rigorosa, pautada em cinco pilares fundamentais: aplicação de tecnologias digitais, cultura organizacional e pessoas, experiência do cliente, valor para o negócio e impactos socioambientais.
Regina Silverio, secretária adjunta da Secretaria Municipal de Gestão, foi uma das convidadas de destaque e enfatizou os desafios e ações necessárias para transformar São Paulo em um polo de inovação e tecnologia, sempre com foco em um futuro mais sustentável.
“O Prêmio Inovativos vai além de celebrar conquistas; ele promove o avanço e a transformação do mercado. A participação das empresas no Prêmio e no Fórum demonstra o desejo de compartilhar inovações que moldam o futuro dos negócios, inspirando outras a buscar excelência e fortalecendo o ecossistema. Esse compromisso coletivo contribui para um Brasil mais inovador e preparado para os desafios futuros”, destaca Adriana Próspero, diretora de negócios da Inovativos.
Transparência e impacto da premiação
O diretor-geral da Inovativos, Marcos Carvalho, reforçou o compromisso com a integridade do processo avaliativo: “O objetivo do estudo e da premiação é garantir um processo metodológico absolutamente transparente. Isso é evidenciado pelo fato de que a própria organizadora, a Plataforma Inovativos, não participa do processo avaliativo, delegando essa função à tríplice analítica. Assim, evitamos qualquer tipo de interferência no ranking dos vencedores. Além disso, o prêmio, por meio da biblioteca de cases, deixa um legado com as melhores práticas no uso da inovação digital e tecnologia.”
Para Ricardo Polisel Alves, Diretor Executivo e líder da área de Technology Strategy and Advisory da Accenture na América Latina: “Ela (a premiação) serve como plataforma de reconhecimento e incentivo, destacando práticas inovadoras e oferecendo visibilidade para empresas que estão na vanguarda de suas áreas.”
“Além disso, ela é importante, pois cria um ambiente competitivo saudável, onde a inovação é valorizada e recompensada, o que, por sua vez, motiva outras organizações a seguir o mesmo caminho”, conclui Eduardo de Rezende Francisco, professor e chefe do departamento de tecnologia e ciência de dados da FGV.
Celebração e Legado
Os vencedores foram celebrados pelo alto nível de inovação e responsabilidade em suas iniciativas, contribuindo para a criação de boas práticas escaláveis, tanto internas quanto para o mercado em geral, deixando um legado positivo. A cerimônia também promoveu momentos de networking, reforçando o papel do Prêmio Inovativos como uma plataforma de conexão e visibilidade para empresas e profissionais que estão moldando o futuro dos negócios no Brasil.
Em breve, a Inovativos publica os casos vencedores e os finalistas na nossa biblioteca de cases.
Confira os vencedores da terceira edição do Prêmio Inovativos