Em um mercado que oferece soluções tecnológicas para customer experience, o que poderia explicar o sucesso da startup de atendimento ao cliente de IA Neuron7, de cinco anos de existência, e que acaba de fechar uma rodada série B de US$ 44 milhões com excesso de inscrições?
Diferentemente das hordas de startups de chatbots baseados em IA, como a ChatGPT, ou daquelas que fazem buscas em linguagem natural em manuais, a Neuron7 é voltada para operações complexas de serviço e reparo. Seus clientes, por exemplo, incluem a empresa de reparo de campo de caixas eletrônicos NCR Atleos, a fabricante de dispositivos médicos Medtronic e a empresa de impressoras e imagens Lexmark.
“Se você for uma das maiores empresas de dispositivos médicos ou empresas de alta tecnologia e nos der milhões de casos de ordens de serviço, nos der 15.000 manuais, em quatro dias nós lhe daremos um hub de resolução inteligente que mostra que, nas últimas 100 vezes que você viu esse erro específico, essas foram as sete etapas executadas”, descreve o CEO da Neuron7, Niken Patel, em entrevista à TechCrunch.
Usando modelos de linguagem de código aberto como Llama e Mistral, a Neuron7 consome os manuais de reparo de produtos de uma empresa, todos os seus tickets de suporte e outros registros de suporte. Ela então prevê a causa provável de um problema, ajuda o técnico a trazer as peças de reparo corretas e o orienta por um processo de reparo passo a passo.
Os investidores
Antes dos últimos US$ 44 milhões, a empresa já havia levantado US$ 10 milhões em uma série A, em 2022. A Neuron7 já levantou pouco mais de US$ 63 milhões até o momento. A Pitchbook estimou a última avaliação em US$ 55 milhões após o investimento, o que, se correto, colocaria sua avaliação atual em torno de US$ 275 milhões.