Inovação Digital e Tecnologia na Centralidade do Cliente

Banco Central cria centro de excelência em dados e inteligência artificial

O objetivo é impulsionar a evolução e a aplicação dessas tecnologias no Banco Central

O Banco Central (BC) anunciou a criação do Centro de Excelência de Ciência de Dados e Inteligência Artificial (CdE IA), com a missão de impulsionar a evolução e a aplicação dessas tecnologias na instituição. O CdE IA será um órgão de caráter consultivo e propositivo, formado por especialistas e coordenado pelo Departamento de Tecnologia da Informação (Deinf) do BC.

A criação do CdE IA está alinhada ao objetivo estratégico de modernizar o BC por meio de inovações tecnológicas, otimização de recursos e conformidade com as melhores práticas internacionais. Além disso, a iniciativa integra o Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação 2020-2025, que estabelece o aprimoramento da capacidade analítica e preditiva do BC como uma de suas metas.

“Nosso objetivo é aumentar a eficiência e a produtividade dos processos de negócio do BC, principalmente por meio de ferramentas inovadoras, como a inteligência artificial, de maneira segura e com governança adequada”, ressalta Haroldo Cruz, Chefe do Departamento de Tecnologia da Informação do BC.

O CdE IA terá o papel de propor diretrizes de governança para o desenvolvimento e uso de softwares baseados em ciência de dados e IA, assegurando que sejam seguros e éticos. Também cabe ao centro sugerir requisitos para produtos e serviços de IA generativa e estabelecer um programa permanente de capacitação nessas áreas.

Segundo Eduardo Weller, Chefe-Adjunto do Deinf, todas as áreas do BC estarão representadas no CdE IA, por meio de servidores com perfis técnicos, aptos a contribuir para o alcance de seus objetivos.

+ ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Criptorama 2024: podcast debate presente e futuro do blockchain

App que avalia alimentos e cosméticos agora conecta diretamente cliente e empresa. Conheça o Yuka

Atendimento exponencial: como a GenAI pode transformar o SAC das empresas

Criptorama 2024: podcast debate presente e futuro do blockchain

App que avalia alimentos e cosméticos agora conecta diretamente cliente e empresa. Conheça o Yuka

Atendimento exponencial: como a GenAI pode transformar o SAC das empresas