Inovação Digital e Tecnologia na Centralidade do Cliente

Até o fim do ano, 30% dos projetos de IA generativa serão abandonados

Desenvolvida pelo Gartner, o levantamento mostra o percentual de empresas que tiveram economia de custos, melhoria na produtividade e aumento de receita

Até o final de 2025, pelo menos 30% dos projetos de IA generativa (GenAI) serão abandonados após a fase de prova de conceito, devido à baixa qualidade dos dados, controles de risco inadequados, custos crescentes ou valor comercial pouco claro, aponta um recente levantamento do Gartner, Inc.

“Após o hype do ano passado, os executivos estão impacientes para ver retornos sobre os investimentos em GenAI, mas as organizações estão lutando para provar e realizar valor. À medida que o escopo das iniciativas se amplia, o fardo financeiro de desenvolver e implementar modelos GenAI é cada vez mais sentido”, disse Rita Sallam, vice-presidente e analista na Gartner, em comunicado divulgado à imprensa.

Um grande desafio para as organizações é justificar o investimento substancial em GenAI para melhoria de produtividade, o que pode ser difícil de traduzir diretamente em benefício financeiro. Muitas empresas estão utilizando o GenAI para transformar seus modelos de negócios e criar novas oportunidades, mas essas abordagens vêm com custos significativos, variando de US$ 5 milhões a US$ 20 milhões.

“Infelizmente, não há uma abordagem única para todos com GenAI, e os custos não são tão previsíveis quanto outras tecnologias”, afirmou Sallam. “Os gastos, os casos de uso em que você investe e as abordagens de implantação que você adota determinam os custos. Seja você um disruptor de mercado querendo infundir IA em todos os lugares, ou tenha um foco mais conservador em ganhos de produtividade ou extensão de processos existentes, cada um tem diferentes níveis de custo, risco, variabilidade e impacto estratégico.”

Independentemente da ambição da IA, a pesquisa da Gartner indica que a GenAI requer uma maior tolerância para critérios de investimento financeiro indireto e futuro, em contraste com o retorno imediato sobre o investimento (ROI). Historicamente, muitos CFOs não se sentem confortáveis em investir hoje para obter valor indireto no futuro. Essa relutância pode distorcer a alocação de investimentos para resultados táticos versus estratégicos.

Percebendo o valor comercial

Os adotantes mais antigos de GenAI em diversos setores estão relatando uma série de melhorias de negócios, variando de acordo com o caso de uso, tipo de trabalho e nível de habilidade dos trabalhadores. De acordo com uma pesquisa recente da Gartner, os entrevistados relataram um aumento de 15,8% na receita, 15,2% de economia de custos e 22,6% de melhoria na produtividade em média. A pesquisa, realizada entre setembro e novembro de 2023, contou com a participação de 822 líderes empresariais.

“Esses dados servem como um ponto de referência valioso para avaliar o valor comercial derivado da inovação do modelo de negócios GenAI”, destacou Sallam. “Mas é importante reconhecer os desafios na estimativa desse valor, pois os benefícios são muito específicos da empresa, do caso de uso, da função e da força de trabalho. Muitas vezes, o impacto pode não ser imediatamente evidente e pode se materializar ao longo do tempo. No entanto, esse atraso não diminui os benefícios potenciais.”

Calculando o impacto comercial

Ao analisar o valor comercial e os custos totais da inovação do modelo de negócios GenAI, as organizações podem estabelecer o ROI direto e o impacto de valor futuro, de acordo com a Gartner. Isso serve como uma ferramenta crucial para tomar decisões de investimento informadas sobre a inovação do modelo de negócios GenAI.

“Se os resultados comerciais atenderem ou excederem as expectativas, isso representa uma oportunidade de expandir os investimentos, dimensionando a inovação e o uso do GenAI em uma base de usuários mais ampla ou implementando-o em divisões comerciais adicionais”, afirmou Sallam. “No entanto, se eles não atenderem, pode ser necessário explorar cenários alternativos de inovação. Esses insights ajudam as organizações a alocar recursos estrategicamente e determinar o caminho mais eficaz a seguir.”

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