Inovação Digital e Tecnologia na Centralidade do Cliente

Magalu cria diretoria de Inteligência Artificial

Um dos objetivos do novo executivo é centralizar e acelerar o desenvolvimento do "cérebro da Lu"

O executivo Caio Gomes foi nomeado como o novo diretor de Inteligência Artificial do Magalu, uma das maiores empresas de tecnologia para o varejo no Brasil. Na posição recém-criada, Gomes tem o desafio de centralizar e acelerar o desenvolvimento do “cérebro da Lu“, a inteligência artificial generativa que transformará a interação dos clientes com a empresa em todas as etapas da compra.

A Lu, a maior influenciadora virtual do varejo, será peça central nesse processo. “Recentemente, a Lu ganhou um novo corpo. Agora, com a inteligência artificial, ela ganhará um novo cérebro, muito mais potente, sempre a serviço da melhor experiência para os nossos clientes”, afirmou Gomes. “A IA será a nova grande revolução do varejo, e nós queremos ser protagonistas desse movimento.”, afirma Gomes.

Caio Gomes, diretor de IA da Magalu

Iniciativas e Objetivos

Com a chegada de Caio Gomes, o Magalu acelera seus projetos para reduzir ainda mais o tempo de entrega de produtos e a resolução de conflitos, aperfeiçoar a comunicação com os clientes e expandir as recomendações personalizadas feitas pela Lu, além de fortalecer a base de dados da Magalu Cloud. Todas essas iniciativas estão diretamente ligadas ao Encanta Magalu, principal tema das ações da companhia este ano, focado na experiência de compra do cliente.

Experiência e Formação

Gomes trabalha na área de dados desde 2007 e possui vasta experiência em grandes empresas como Amazon, Nubank, Único e Booking. É formado em Física pela Universidade de São Paulo e tem mestrados em Teoria das Cordas pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) e em Física e Matemática pela École Polytechnique, uma renomada instituição francesa de engenharia, ciências e tecnologia.

Inovações Tecnológicas do Magalu

O Magalu, com cerca de 40 milhões de clientes ativos, combina rentabilidade com um alto nível de serviço ao consumidor final através de um modelo de negócios baseado na multicanalidade. Em 2023, a companhia lançou dois novos serviços tecnológicos: a Magalu Cloud e o “cérebro da Lu”.

Lançada em dezembro, a Magalu Cloud foi desenvolvida para apoiar empresas brasileiras em sua jornada de digitalização, oferecendo produtos a preços mais acessíveis em reais, diferenciando-se de outras plataformas que têm valores indexados em dólar. Este serviço visa atender às necessidades de negócios que muitas vezes enfrentam barreiras de custo para se digitalizar.

Em julho, o “cérebro da Lu” foi introduzido, permitindo que a Lu recomende produtos com base nas necessidades e preferências de cada cliente. As recomendações são geradas automaticamente com base nas informações contidas nas perguntas dos clientes, proporcionando uma experiência de compra mais personalizada e eficiente.

+ mais lidas

Do “know your client” ao cuidados com os meios de pagamento: dicas para um black friday de sucesso

A grande novidade do iphone 16 não é o smartphone

Banco Central cria centro de excelência em dados e inteligência artificial

Do “know your client” ao cuidados com os meios de pagamento: dicas para um black friday de sucesso

A grande novidade do iphone 16 não é o smartphone

Banco Central cria centro de excelência em dados e inteligência artificial