Febraban Tech 2024: descubra as novidades do congresso dos bancos

Visitantes poderão conhecer soluções de IA, de prevenção a fraudes e de combate a deepfakes, além de painéis e palestras sobre cibersegurança, CX, Open Finance, entre outras trilhas temáticas. Evento acontece entre os dias 25 e 27 de junho

Começa nesta terça (25) a 34ª edição do Febraban Tech 2024, maior evento de tecnologia e inovação do setor financeiro. Com o tema central ‘A Jornada Responsável na Nova Economia da IA‘, o congresso abordará, até a próxima quinta (27), a preocupação dos bancos de como toda a economia e, principalmente, o setor financeiro, estão se preparando para utilizar de forma responsável – e segura – os novos recursos e avanços da inteligência artificial.

Nesse sentido, os visitantes poderão conhecer, por exemplo, soluções de IA, de prevenção a fraudes e de combate a deepfakes como assistentes virtuais criados com IA que podem interagir com os clientes quando estiverem em um caixa eletrônico; soluções multibiométricas para gestão integral da identidade digital; biometria comportamental, que analisa padrões exclusivos de comportamento dos usuários para criar perfis personalizados, entre outras. A hiperpersonalização, por sinal, será um tema recorrente ao longo do congresso como forma de melhorar a jornada do cliente e garantir a fidelização.

Entre os destaques tecnológicos, a holografia estará presente em vários estandes. Em um deles, inclusive, haverá hologramas, telões de led e o Cubo Anamórfico, que garantem uma imersão digital com profundidade e composições complexas e flutuantes. Também haverá experiências imersivas por meio dos óculos Vision Pro, em que o visitante terá a oportunidade de interagir com uma IA que o guiará por um tour virtual, que será espelhado em um telão.

Destaques da programação

No primeiro dia do evento (25), o grande destaque será o painel de abertura com os presidentes de bancos, a partir das 10h, com a presença do presidente da Febraban, Isaac Sidney. Na ocasião, os CEOs farão um debate sobre as expectativas em relação ao avanço da IA e como as práticas ESG impulsionam a resiliência e a competitividade econômica. Entre os nomes confirmados, estão: Tarciana Medeiros, presidenta do Banco do Brasil; Milton Maluhy Filho, CEO do Itaú Unibanco; Marcelo Noranha, CEO do Bradesco; Mario Leão, CEO do Santander Brasil; e Carlos Vieira, presidente da Caixa.

Já no segundo dia (26), haverá uma coletiva para apresentação da 2ª parte da Pesquisa Febraban de Tecnologia Bancária 2024, elaborada em parceria com a Deloitte, que trará dados sobre o comportamento do cliente com os canais de atendimento bancários (digitais e físicos), dados de Pix, contas e clientes, Open Finance e Seguros. A 1ª parte da pesquisa, divulgada em abril deste ano, estima um investimento pelos bancos de R$ 47,4 bilhões em tecnologia em 2024. A segurança cibernética é prioridade estratégica para 100% dos bancos entrevistados.

Ainda no dia 26, Esther Duflo, economista franco-americana vencedora do prêmio Nobel de Economia em 2019 e professora no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), estará no Auditório Febraban para abordar suas percepções e atuação para combater a desigualdade social.

Por fim, no terceiro e último dia do evento (27), um dos destaques é a presença da futurista Amy Webb, que refletirá sobre como a IA vem reformulando negócios, privacidade, comércio, agricultura, guerra, educação e até mesmo os relacionamentos interpessoais. Em outro painel, ‘Perspectivas sobre transformação dos Bancos na era de IA’, Michael Abbott, Senior Managing Director da Accenture, falará sobre como as inovações tecnológicas podem se combinar para retomar relacionamentos personalizados com clientes e aumentar agilidade e eficiência operacional.

Trilhas temáticas

Este ano, o congresso contará com 8 auditórios, que reunirão lideranças dos setores financeiro, de tecnologia, sustentabilidade, agro e de áreas interessadas em inovação do Brasil e do mundo. Os temas de destaque são:

  • IA Responsável: confiança, segurança e a transformação nos negócios
  • Open Finance, Pix… Brasil molda cenário financeiro global
  • DREX: oportunidades e tendências emergentes na economia tokenizada
  • A visão futura dos bancos na garantia da cibersegurança
  • A inteligência de dados na decisão da fidelidade do cliente
  • Velocidade, confiabilidade e inteligência da conectividade impulsionam próxima geração de serviços financeiros
  • Agilidade, eficiência e custo como metas na multiplicação da nuvem
  • Cross industry: o digital expande e conecta mercados
  • Agro 5.0 e o papel transformador da tecnologia financeira
  • Empatia + tecnologia: o novo profissional do presente
  • O caminho ESG no Brasil – transição, inclusão e equidade
  • Parceria fintechs e bancos fortalece setor e promove inclusão

Serviço:

Febraban Tech 2024

Datas: 25, 26 e 27 de junho

Local: Transamerica Expo Center – Av. Dr. Mário Vilas Boas Rodrigues, 387, Santo Amaro – São Paulo, SP

Inscrições e mais informações no site: www.febrabantech.com

+ mais lidas

Governança cliente-cêntrica: uma estratégia corporativa essencial e necessária

Quanto você pagaria para ver um gol do seu time do coração?

Presidente do Senado defende “urgência” na regulamentação da inteligência artificial

Governança cliente-cêntrica: uma estratégia corporativa essencial e necessária

Quanto você pagaria para ver um gol do seu time do coração?

Presidente do Senado defende “urgência” na regulamentação da inteligência artificial