No Sam’s Club, IA acelera processo de checkout

Mais de 120 unidades do Sam's Club nos Estados Unidos já implantaram o novo sistema, que substitui a verificação física de compras por uma tecnologia baseada em inteligência artificial

Na maioria dos grandes supermercados brasileiros, ainda é comum a presença do fiscal de loja, profissional responsável por fiscalizar a entrada e saída de clientes, além de, eventualmente, verificar as compras. Mas nos Estados Unidos, mais especificamente no Sam’s Club, um sistema inovador, além de dispensar as verificações físicas de recibos, está acelerando o processo de checkout: uma tecnologia que realiza uma “varredura” dos carrinhos de compras por meio do uso de inteligência artificial (IA).

De acordo com informações do Business Insider, a nova tecnologia de saída alimentada por IA já está presente em mais de 120 unidades do Sam’s Club espalhadas pelo país. O objetivo, segundo a empresa, é implantar o sistema de verificação de compras em todos os 599 estabelecimentos nos Estados Unidos até o final do ano.

Funcionamento do sistema

A jornada de compra começa de forma autônoma, ou seja, os próprios clientes, com seus aparelhos de celular, registram – digitalizam, à medida em que adicionam os itens ao carrinho – e pagam suas compras por meio do recurso Scan and Go do aplicativo Sam’s Club, evitando filas no caixa. Após o pagamento, os clientes devem passar seus carrinhos por um pórtico azul, onde diversas câmeras tiram fotos dos produtos e os compara com o pedido feito por meio do aplicativo.

Segundo informações da empresa, mais da metade dos clientes em locais onde a tecnologia foi implantada já utilizam a opção de pagar via aplicativo e ter suas compras verificadas pelo sistema de IA, ajudando todos os compradores dos estabelecimentos a sair 23% mais rápido dos supermercados. Vale destacar que os pórticos futuristas foram testados em várias unidades do Sam’s Club antes de serem lançados de forma mais ampla. 

“Tanto a tecnologia de saída quanto o Scan and Go estão gerando novos níveis de conveniência e aumentando a satisfação dos membros”, disse o diretor de produtos do Sam’s Club, Todd Garner. “Quer se trate de um único item ou de um carrinho cheio, estamos revolucionando a experiência de checkout”, concluiu.

+ mais lidas

Governança cliente-cêntrica: uma estratégia corporativa essencial e necessária

Quanto você pagaria para ver um gol do seu time do coração?

Presidente do Senado defende “urgência” na regulamentação da inteligência artificial

Governança cliente-cêntrica: uma estratégia corporativa essencial e necessária

Quanto você pagaria para ver um gol do seu time do coração?

Presidente do Senado defende “urgência” na regulamentação da inteligência artificial