Até 60% dos compradores online devolvem suas compras porque estas não atendem às suas expectativas, e mais da metade dos compradores sentem que não são representados adequadamente quando fazem compras pela internet, conforme dados apresentados por Lilian Rincon, diretora de compras do consumidor do Google, durante o South by Southwest (SXSW). Considerado um dos maiores eventos de tecnologia e inovação do mundo, o SXSW acontece entre os dias 8 e 16 de março em Austin, nos Estados Unidos.
Essas “lacunas” existentes nas compras online entre a satisfação do cliente e os produtos adquiridos foi um dos temas abordados no evento por Lilian durante conversa com Danielle Schmelkin, diretora de inteligência da J.Crew. As executivas discutiram estratégias – em suas respectivas empresas – de utilização da IA para criar experiências de compra online tão próximas quanto possíveis das experiências em lojas físicas.
Durante o evento, Lilian demonstrou a tecnologia do recurso de prova virtual do Google, que utiliza IA para mostrar como as roupas ficariam em modelos com diferentes formas, tamanhos, tons de pele e gêneros. Os comerciantes precisam apenas tirar fotos de um item de roupa em uma superfície plana, e a IA generativa do Google transformará essas imagens em representações realistas de pessoas usando o item.
De acordo com Schmelkin, da J.Crew, a IA pode ajudar a melhorar a descoberta de produtos pelos consumidores. Na visão da diretora de inteligência, muitas vezes os compradores têm dificuldade em encontrar o item desejado porque estão utilizando termos de busca diferentes ou inadequados. Dessa forma, atribuir mais características às roupas tornará mais fácil para os clientes encontrarem o que estão procurando. “Nosso objetivo é enriquecer cada um de nossos produtos com cerca de 90 atributos e sinônimos”, afirmou.
As duas executivas também estão considerando como a Geração Z irá realizar compras com o auxílio da IA. De acordo com Lilian, este grupo de idade (entre 11 e 26 anos) enxerga as compras como uma forma de entretenimento e tem preferência pela busca visual, utilizando as câmeras de seus celulares em vez de digitar palavras-chave. “Há dez anos, grande parte das buscas era realizada por texto. Agora, percebemos que o recurso de busca visual está se tornando muito mais popular”, apontou Lilian.
Com informações do portal E-commerce Brasil.