Inovação Digital e Tecnologia na Centralidade do Cliente

Mercado Livre lança bot para consultoria de moda e compras personalizadas

Com o intuito de proporcionar uma experiência de compra personalizada, além de guiar os consumidores na integração das últimas tendências, o Mercado Livre lançou o Zap Stylist, um bot projetado para ser um consultor de moda pessoal.

Se existe um segmento no qual a personalização no atendimento faz todo sentido, trata-se do mundo da moda. Afinal, cada um tem seu estilo pessoal. No entanto, acompanhar todas as tendências nem sempre é uma tarefa fácil, e escolher quais delas fazem sentido com o estilo de cada pessoa, menos ainda. Com o intuito de proporcionar uma experiência de compra personalizada, além de guiar os consumidores na integração das últimas tendências, o Mercado Livre lançou o Zap Stylist, um bot projetado para ser um consultor de moda pessoal.

A mecânica de funcionamento por trás da ferramenta é simples e interativa. Nas redes sociais (TikTok e Instagram) do Mercado Livre, os usuários são convidados a acessar o WhatsApp, onde, ao responder algumas perguntas, definirão seu perfil e receberão opções de looks selecionadas na plataforma. A consultoria é conduzida por especialistas como Marina Santa Helena, mestre em moda, e pela editora de moda Rafaela Fleur, que estão por trás das recomendações de looks. Na ocasião, os consumidores poderão escolher com quem desejam interagir, proporcionando diferentes perspectivas de estilo.

Após algumas perguntas para identificar estilos pré-determinados, como “Gótico Sertanejo” ou “Vintage Core”, e para quais momentos os looks seriam mais adequados, como dia a dia, festa, faculdade, trabalho, entre outros, o bot faz uma seleção personalizada de looks e peças. As influenciadoras assinam o catálogo de looks sugeridos, e os consumidores podem aproveitar os descontos para a compra das peças. 

“Queremos guiar os consumidores na integração das últimas tendências da plataforma, e apresentá-los a um amplo sortimento de produtos, seja de grandes marcas, ou itens fast fashion. Temos quase 150 vezes o tamanho do maior shopping da América Latina em quantidade de lojas dentro do nosso e-commerce, e queremos auxiliar os consumidores a encontrar os itens que combinam com suas personalidades e estilos”, conta Kael Lourenço, diretor de Marketplace do Mercado Livre.

De acordo com informações do Mercado Livre, o Zap Stylist permanecerá atento às dinâmicas de descontos da empresa, notificando os usuários sobre cupons disponíveis e oferecendo novos conteúdos e dicas para manter os usuários atualizados sobre as últimas tendências e ofertas exclusivas.

+ ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Negócios digitais e suas novas estratégias: os pilares dos Inovativos

Clonagem de voz pode quebrar sistemas de autenticação bancária? Reportagem do BBC conseguiu

A rota inteligente do combustível: por dentro da inovação na logística marítima energética

Negócios digitais e suas novas estratégias: os pilares dos Inovativos

Clonagem de voz pode quebrar sistemas de autenticação bancária? Reportagem do BBC conseguiu

A rota inteligente do combustível: por dentro da inovação na logística marítima energética