Inovação Digital e Tecnologia na Centralidade do Cliente

A IA generativa e seus impactos no relacionamento com o cliente

Já realidade no dia a dia de empresas mais disruptivas, a inteligência artificial (IA) generativa está transformando o relacionamento das empresas com seus clientes. Ao mesmo tempo em que se adapta ao histórico de interações e às características específicas dos clientes, a IA generativa produz comunicações mais eficientes e automatiza muitas etapas da construção da jornada do cliente, impactando a produtividade das equipes.

Para discutir os pilares da gestão da IA generativa no relacionamento com o cliente, o Innovation Xperience Conference – uma iniciativa do Grupo Innovation Xperience (Grupo iX) – promoveu um painel com especialistas no tema, que enxergam na tecnologia um grande benefício para os negócios, principalmente os digitais. “A IA generativa atua diretamente no empoderamento do atendimento, já que o agente consegue explorar de forma assertiva a comunicação com o seu público”, explica Murilo Boudakian, sênior account executive da Twilio.

Juliana Valeriano, head de marketing digital da Localiza, entende que a IA generativa impactará positivamente a produtividade dos negócios. “Quando uma empresa cresce em massa, é normal que a produtividade seja impactada, principalmente a individualidade no atendimento ao cliente. Com a IA generativa teremos a possibilidade de melhorar isso, por meio das ferramentas e, principalmente, a forma como nos comunicamos com o cliente”, afirma.

Segurança preocupa 

Apesar dos benefícios da IA generativa, Rodrigo Spillere, CTO da Casa&Vídeo + Le Biscuit, defendeu a segurança da informação. “Questões de segurança envolvendo a IA generativa precisam ser revistas. Precisamos ter um código de ética para lidar com deep fakes e outros problemas de direitos autorais, e na forma como o conteúdo é criado”, alerta. Marcos Leite, CMO do Grupo OLX, complementa: “Precisa haver uma linha ética entre os copywrites em IA. O planejamento de uso é muito importante”.

Finalizando o painel – mediado por Rodrigo Tavares, vice-presidente sênior de CX da RecargaPay -, Samir Migliani, chief data officer do Banco Pan, defendeu o uso da Ia generativa na produção de conteúdo e levantou uma reflexão sobre IA e o futuro do traballho.  “Com a IA generativa, a produção de conteúdo ficou mais assertiva, mas para saber utilizar precisamos estudar, nos atualizar. Tem gente que acredita que seus empregos estarão ameaçados por causa da IA, mas você não vai perder o emprego por causa de IA, e sim para uma pessoa que saiba utilizar IA corretamente”, finalizou. 

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