Considerando os desafios atuais para empreender no Brasil, a lista certamente inclui o desenvolvimento de habilidades comportamentais para líderes e liderados. Pensando nisso, o Sebrae tem desenvolvido diversas estratégias para aprimorar esse aspecto nos empreendedores brasileiros e apoiá-los na descoberta de novas formas para resolver os mesmos problemas, um dos conceitos mais utilizados para a inovação.
“Muitas pessoas têm paixão, mas esquecem de pensar no planejamento, na estratégia para o negócio. E por isso mostramos, durante as capacitações, que existe sim um processo para ajudá-los. Empreender é sobre ser protagonista, sim, mas também precisamos pensar nos outros aspectos”, destacou Anny Tonet, gerente adjunta de inovação do Sebrae nacional durante palestra no Innovation Xperience Conference – uma iniciativa do Grupo Innovation Xperience (Grupo iX).
Pontos de análise
Durante sua apresentação, Anny listou alguns critérios de análise que costuma apresentar para o público da organização, segundo a qual é possível garantir melhor capacitação para gerir o negócio. O primeiro ponto é o do propósito, quando o empreendedor deve pensar nos motivos por trás da iniciativa de criar seu próprio negócio, de entender a complexidade da paixão. Muitas vezes, o processo vai além do “fazer o que se ama”. Assim, estabelecer de forma estruturada o propósito ajuda a passar pelas etapas difíceis.
O segundo ponto é o da proação, ou seja, ser uma pessoa proativa. Essa característica se destaca como fundamental pois, muitas vezes, o empreendedor vai encontrar dificuldades durante sua trajetória, e precisa tomar a iniciativa ao invés de esperar que tarefas sejam resolvidas por ele.
A terceira característica é a liderança, algo fundamental não apenas para as etapas em que o empreendimento já tem mais equipe, mas também nas iniciativas menores, pois os negócios também se estabelecem com fornecedores e parceiros. Liderar a si mesmo é o primeiro passo para ser um bom líder de terceiros.
O posicionamento é a quarta característica, e está conectada ao propósito por refleti-lo através de ações concretas. Ter um bom posicionamento é algo que se alinha aos consumidores e outras empresas e ajuda na construção da marca.
O relacionamento, apontado como a quinta habilidade mais importante, reflete em boas sinergias e conexões com clientes, fornecedores e parceiros. Segundo Anny, empreender também é fazer uso dos contatos profissionais para alavancar os negócios.
Os resultados, último ponto listado pela gerente do Sebrae, devem ser mensurados, mas sem atropelar o processo como um todo. “Empreender é sobre construir legados, por isso não podemos pensar apenas em resultados ou apenas no processo”, explicou.
Anny apresentou características que empoderam o empreendedor: auto responsabilidade, auto percepção, auto liderança e auto performance. Para desenvolver esses atributos, sugeriu também o uso da metologia dos 4A (aprender, aplicar, analisar e ajustar) e dos 4D (direção, disciplina, diligência e domínio.
“O líder de sucesso sabe inspirar e direcionar, e é visto por seus liderados como uma pessoa transformadora da realidade e das pessoas a sua volta”, finalizou.
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