Inovação Digital e Tecnologia na Centralidade do Cliente

IA generativa: compartilhamento de dados preocupa empresas, aponta pesquisa

Atualmente, 53% das organizações nos Estados Unidos utilizam a inteligência artificial (IA) generativa e mais de um terço das empresas estão nas fases iniciais de exploração da tecnologia para potencial implementação no próximo ano. No entanto, 84% dos tomadores de decisão em estratégia e gestão estão preocupados em compartilhar dados com terceiros para treinamento ou ajuste fino de modelos de IA generativa.

Atualmente, 53% das organizações nos Estados Unidos utilizam a inteligência artificial (IA) generativa e mais de um terço das empresas estão nas fases iniciais de exploração da tecnologia para potencial implementação no próximo ano. No entanto, 84% dos tomadores de decisão em estratégia e gestão estão preocupados em compartilhar dados com terceiros para treinamento ou ajuste fino de modelos de IA generativa.

Além disso, quase todos os entrevistados (95%) acreditam que o controle total dos dados durante o treinamento do modelo de IA é fundamental para a confiabilidade dos resultados. Essas são as principais conclusões do estudo “2023 Evolving Trends: Data, Analytics & AI”, realizado pela Cloudera com 500 tomadores de decisão de TI e cientistas de dados nos EUA sobre o status e os planos de suas organizações para IA generativa.

“Existem preocupações em relação à confiança, conformidade, autorização e propriedade intelectual. As organizações estão apreensivas com a potencial exposição de modelos de formação que utilizam dados publicamente disponíveis e/ou recebem respostas erradas de modelos de IA que não foram treinados com contexto empresarial relevante”, afirma a pesquisa. “As organizações que tiveram sucesso na criação de fontes de dados confiáveis e seguros terão uma vantagem na produção de resultados de maior fidelidade com aplicações de IA generativa”.

Benefícios da IA generativa

De acordo com o levantamento, o aprimoramento da comunicação com o cliente com chatbots ou outras ferramentas (55%), o suporte para desenvolvimento de produtos (44%) e o desenvolvimento de conceito (44%) foram apontados como os principais benefícios que a IA generativa oferece às organizações. Também foram citados o suporte à análise de dados (34%), ao desenvolvimento de software (32%) ou à automatização de atividades e processos (28%).

+ ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Estudo revela o futuro do atendimento ao cliente com IA generativa no e-commerce

Criptorama 2024: podcast debate presente e futuro do blockchain

App que avalia alimentos e cosméticos agora conecta diretamente cliente e empresa. Conheça o Yuka

Estudo revela o futuro do atendimento ao cliente com IA generativa no e-commerce

Criptorama 2024: podcast debate presente e futuro do blockchain

App que avalia alimentos e cosméticos agora conecta diretamente cliente e empresa. Conheça o Yuka