Inovação Digital e Tecnologia na Centralidade do Cliente

Já ouviu falar em unboxing experience?

O momento em que o consumidor abre e retira um produto de sua embalagem pela primeira vez pode ser um fator importante para o sucesso de um produto ou marca no mercado

Na jornada de compra do consumidor, um dos momentos mais esperados, tanto por crianças quanto por adultos, é a hora de abrir a embalagem de um presente ou encomenda tão ansiosamente aguardada.

Essa experiência de abrir uma embalagem, ou seja, o momento em que o consumidor abre e retira um produto de sua embalagem pela primeira vez, tem nome e cada vez merece mais atenção por parte das empresas e fabricantes: trata-se do unboxing experience.

O conceito ganhou grande importância nos últimos anos, especialmente com o aumento do comércio eletrônico e a popularização das redes sociais, já que muitos clientes costumam postar suas experiências de desembalagem nessas plataformas. Assim, garantir um unboxing positivo pode ser um fator importante para o sucesso de um produto ou marca no mercado.

Estratégias

Para garantir uma boa experiência de unboxing, é necessário seguir algumas estratégias. Elas envolvem cuidados com a embalagem do produto, com o design, os materiais utilizados e a forma como ele é apresentado ao cliente. O objetivo, acima de tudo, é criar uma sensação de surpresa, satisfação e emoção durante o processo de desembalagem.

A embalagem precisa ser atraente e bem projetada, de forma que reflita a identidade da marca. Ela também deve ser feita com materiais de qualidade que reflitam, consequentemente, a qualidade do produto, além de trazer instruções claras e fáceis de entender para que o cliente consiga desembalar o item corretamente.

Algumas empresas costumam incluir brindes, adesivos, mensagens personalizadas ou outros materiais extras para encantar o cliente e aumentar a percepção de valor do produto.  Outras companhias, por sua vez, fornecem vídeos ou tutoriais online que mostram uma experiência de desembalagem de seus produtos, o que pode criar uma conexão emocional com os clientes em potencial.

Por fim, é fundamental que a embalagem proteja o produto de danos durante o transporte e facilite sua retirada sem complicações.

Uso da tecnologia

A tecnologia pode ser uma ferramenta poderosa para aprimorar a experiência de unboxing e torná-la mais envolvente. Uma das maneiras de explorar recursos tecnológicos é inserir códigos QR nas embalagens para que os clientes, ao escaneá-los com seus smartphones, possam conhecer mais detalhes sobre os produtos e dicas de uso.

Outra possibilidade é utilizar impressões em 3D ou outras tecnologias de personalização para criar embalagens únicas para cada cliente. Incluir o nome do cliente na embalagem ou projetá-la com elementos relacionados aos seus interesses pode tornar o momento do unboxing ainda mais especial.

Se o produto estiver relacionado a uma experiência mais ampla, como produtos de entretenimento ou turismo, ainda há a possibilidade de fornecer óculos de realidade virtual para que os clientes possam vivenciar uma experiência virtual emocionante ao abrir o pacote.

Por fim, vale fornecer um sistema de rastreamento em tempo real para que os clientes possam acompanhar o status da entrega do produto. Isso pode aumentar a ansiedade e o interesse antes do unboxing.

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