Inovação Digital e Tecnologia na Centralidade do Cliente

Já ouviu falar do varejo inteligente ou smart retail?  

A utilização de tecnologias avançadas e soluções digitais no setor varejista, não só para melhorar a experiência do cliente, mas também para incrementar a eficiência operacional e impulsionar os resultados comerciais, conceitualiza o chamado varejo inteligente

Hoje em dia, proporcionar uma boa experiência ao cliente ao longo de sua jornada é um quesito obrigatório para a sobrevivência e a perenidade dos negócios. Nesse processo, a tecnologia cada vez mais exerce um papel fundamental, garantindo maior fluidez e minimizando eventuais fricções.

A utilização de tecnologias avançadas e soluções digitais no setor varejista, não só para melhorar a experiência do cliente, mas também para incrementar a eficiência operacional e impulsionar os resultados comerciais, conceitualiza o chamado varejo inteligente ou smart retail.

Dessa forma, no varejo inteligente, o objetivo da tecnologia é otimizar todos os aspectos do varejo, desde o estoque e a logística até o atendimento ao cliente e as estratégias de marketing.

Confira 5 características do varejo inteligente:

Automação de processos: a automação é um componente essencial do varejo inteligente. Ela envolve a implementação de sistemas e tecnologias automatizadas para tarefas como gerenciamento de estoque, reposição automática de produtos, processamento de pagamentos, atendimento ao cliente por meio de chatbots e muito mais. Isso ajuda a reduzir erros, agilizar operações e liberar a equipe para tarefas mais estratégicas.

Análise de dados e inteligência artificial: o varejo inteligente aproveita a coleta e a análise de grandes volumes de dados para obter insights sobre o comportamento do cliente, as tendências de compra e outros aspectos relevantes do negócio. A inteligência artificial é usada para processar esses dados, identificar padrões, prever demandas e fornecer recomendações personalizadas aos clientes.

Personalização da experiência do cliente: com base nos dados coletados, o varejo inteligente busca oferecer uma experiência de compra personalizada. Isso inclui recomendações de produtos relevantes para cada cliente, ofertas personalizadas, comunicação segmentada e personalização da jornada do cliente em todos os canais (loja física, e-commerce, aplicativo móvel, etc.).

Integração omnicanal: o varejo inteligente busca oferecer uma experiência de compra consistente e integrada em todos os canais. Os clientes podem pesquisar produtos online, visitar a loja física para experimentar ou comprar, fazer pedidos pelo celular e receber a entrega em casa. A integração omnicanal permite que os clientes escolham o canal que melhor atenda às suas necessidades, com informações e serviços unificados.

Experiências inovadoras na loja física: mesmo com a crescente presença do comércio eletrônico, as lojas físicas continuam sendo relevantes no varejo inteligente. Elas oferecem experiências inovadoras e imersivas, como espelhos virtuais, realidade aumentada, displays interativos e tecnologias de engajamento para atrair e envolver os clientes.

+ mais lidas

BC divulga lista de projetos selecionados para a segunda fase de testes do Piloto Drex

ARTIGO: Fidelizar pacientes e ainda monetizar: esse é o desafio do setor de saúde

Do “know your client” ao cuidados com os meios de pagamento: dicas para um black friday de sucesso

BC divulga lista de projetos selecionados para a segunda fase de testes do Piloto Drex

ARTIGO: Fidelizar pacientes e ainda monetizar: esse é o desafio do setor de saúde

Do “know your client” ao cuidados com os meios de pagamento: dicas para um black friday de sucesso