Inovação Digital e Tecnologia na Centralidade do Cliente

10 empresas que apostaram na IA generativa para o relacionamento com consumidores

O uso de ferramentas de Inteligência Artificial (IA) generativa no relacionamento com clientes não é mais uma tendência futura. No ambiente corporativo, empresas de diversos portes e segmentos de atuação já utilizam o ChatGPT ou bots baseados na tecnologia da OpenAI no dia a dia do negócio para otimizar a comunicação com os consumidores.

O uso de ferramentas de Inteligência Artificial (IA) generativa no relacionamento com clientes não é mais uma tendência futura. No ambiente corporativo, empresas de diversos portes e segmentos de atuação já utilizam o ChatGPT ou bots baseados na tecnologia da OpenAI no dia a dia do negócio para otimizar a comunicação com os consumidores.

Selecionamos alguns cases de empresas que já utilizam ou anunciaram a adoção da IA generativa no relacionamento ou atendimento aos clientes. Confira a seguir:

O Carrefour é uma das companhias que anunciaram o lançamento de uma ferramenta de IA generativa baseada na tecnologia da OpenAI. A varejista francesa afirmou que o bot Hopla – que utilizará a plataforma de IA GPT-4 – vai ajudar clientes a escolher produtos em sua plataforma de comércio eletrônico na França de acordo com seu orçamento e hábitos de consumo, oferecendo sugestões para evitar desperdícios.

Na Maria Brasileira, rede de limpeza residencial e empresarial, o ChatGPT entrou na rotina de trabalho auxiliando principalmente na geração de ideias. A ferramenta é utilizada para criação de email marketing e matérias para o blog a partir de informações transmitidas previamente.

A franquia de emagrecimento Emagrecentro usa o ChatGPT, principalmente, para desenvolver a produção de textos iniciais da influenciadora virtual da marca. O software está em uso desde o início desse ano e, como resultado, houve otimização no tempo de produção do conteúdo em 50%. Ainda para esse ano, a franquia tem a perspectiva de implementar a ferramenta na elaboração de campanhas de marketing.

Take, startup que atua com tecnologia própria na operação de smart vending coolers (geladeiras inteligentes) de bebidas alcoólicas e não alcoólicas, passou a utilizar o ChatGPT com o intuito de desenvolver peças, roteiros e alertas de aplicativo mais criativos. A ferramenta, que está em uso na empresa há quase dois meses, tem sido uma ótima fonte de inspiração. Por isso, a marca pretende ampliar o uso da inovação em futuras ações do setor.

CredFácil, que atua no ramo de empréstimos e financiamentos consignados, passou a usar o ChatGPT pouco depois do lançamento, em meados de dezembro de 2022, para elaborar campanhas e estratégias com processos definidos, planos de ação e desenvolvimento de pautas. Para o futuro, as expectativas são automatizar ainda mais todos os processos a fim de ter métricas mais precisas para refinar e ajustar de maneira cada vez mais assertiva tanto o processo da franqueadora quanto dos franqueados da rede.

A franquia Magnólia Papelaria aderiu à tecnologia do ChatGPT com o intuito de obter mais clareza e otimização do tempo na criação de textos, anúncios e até no brainstorming, contribuindo para as soluções criativas no dia a dia. A ferramenta, para a empresa, gerou uma lista de prioridade de informações, o que facilitou na rotina de relatórios diários.

CleanNew,franquia especializada em blindagem e higienização de estofados, utiliza o ChatGPT há quase três meses e afirma que essa escolha tem sido assertiva para aprimorar as estratégias de comunicação. Por meio da utilização de algoritmos avançados, são elaborados conteúdos para emails de comunicação, campanhas, artigos de blog e mensagens para os clientes de uma maneira mais personalizada e eficiente.

SPA Express, microfranquia home based de saúde, beleza e bem-estar em domicílio, começou a usar o ChatGPT há quase três meses. Além da área de marketing, o setor de suporte aos franqueados se beneficiou da ferramenta, já que passou a criar textos para os comunicados com a rede de franqueadas.

Já a rede de cafeterias Mais1.Café utiliza o ChatGPT em diversas frentes, principalmente para o atendimento ao cliente, área de produto, desenvolvimento interno e externo, setores administrativos, além de alimentar a comunidade interna com informações, dicas e sugestões dos colaboradores. Para conduzir essa integração, a franquia conta com o apoio da área de desenvolvimento de software para incorporar a ferramenta. Segundo a rede, o ChatGPT otimiza as tarefas cotidianas, agilizando o fluxo de atendimento para as demandas e integrando os setores operacionais da rede.

Por fim, a Minha Quitandinha, rede de minimercados autônomos, utiliza o ChatGPT para entender como aprimorar a experiência de compra dos consumidores. A partir da inovação, a empresa obtém insights de padrões de consumo para compartilhar com os franqueados. A iniciativa também é utilizada no ambiente interno, em sessões de brainstorming para aumentar a criatividade da equipe no dia a dia do negócio. 

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