A Inteligência Artificial (IA) generativa, como o ChatGPT, por exemplo, pode trazer mais impactos para pessoas com altos salários do que para trabalhadores com empregos mal remunerados.
Essa é a principal conclusão de um relatório elaborado pela consultoria McKinsey e divulgado pelo portal Business Insider. O documento apontou que, com a IA generativa, o processo de automação – antes focado nas atividades físicas de trabalho -, agora está direcionado para tarefas cognitivas, como tomada de decisões e colaboração.
“Assim, a IA generativa tem mais impacto no trabalho do conhecimento associado a ocupações com salários mais altos e requisitos educacionais do que em outros tipos de trabalho”, afirmaram os analistas.
Automatização de atividades
De acordo com o relatório, a capacidade da IA generativa de entender a linguagem natural e os avanços na automação técnica fazem com que ela, aliada a outras tecnologias, tenham o potencial de automatizar atividades de trabalho que consomem entre 60% e 70% do tempo dos funcionários.
Dessa forma, continua o documento, em algum momento entre 2030 e 2060, metade das atividades de trabalho poderão ser automatizadas. Essa previsão corrobora um levantamento divulgado pela Goldman Sachs, que prevê que os sistemas generativos de IA poderiam impactar 300 milhões de empregos em tempo integral em todo o mundo.
Os analistas da McKinsey ainda disseram que a IA generativa teria “um impacto significativo em todos os setores da indústria”. Bancos e companhias de alta tecnologia e ciências da vida poderiam ser alguns dos mais afetados.
Benefícios no trabalho
A IA generativa também pode ajudar os trabalhadores, segundo os analistas. Uma das formas é atuando como um “especialista virtual”, ajudando-os a acessar de forma mais rápida as informações internas.
O documento também afirmou que a IA pode aumentar substancialmente a produtividade no trabalho. No entanto, os trabalhadores podem precisar de ajuda para mudar para outra atividade de trabalho ou mesmo em processos de requalificação para outro emprego.