O ChatGPT está em quase todas as rodas de conversas e tem levantado alguns pontos fundamentais do que virá no futuro. E mais: propõe o aprofundamento e a popularização de outro tema não tão novo, mas que ganhou contornos diferentes: a inteligência artificial. A nova tecnologia que procura aproximar cada vez mais a conversa de um computador a de um ser humano tem gerado discussões sobre sua utilização, relevância, possível ocupação em postos de trabalhos hoje realizados por humanos, potenciais ameaças, além, claro, do debate em torno de sua regulação.
Com tanto conteúdo em pauta, nada mais natural que esse fosse o tema do primeiro encontro do Club iX de 2023, com a palestra “Inteligência artificial: mitos e verdades. Análise de casos com ChatGPT e o impacto real na operação”, ministrada pelo consultor, palestrante e professor Raúl Javales Jr.
Raúl ressaltou que já convivemos com IA há muito tempo, mesmo que não tenhamos percebido. “Nosso cenário atual começou na computação quântica. Tivemos um rompante muito forte com o metaverso, que também não é novo, até chegarmos ao ChatGPT que, da mesma forma, ‘bebe’ de algum lugar”. Segundo ele, a tecnologia vai modificar muito o dia a dia das pessoas, incluindo as tarefas cotidianas. “A ferramenta mudou o mercado e vai facilitar a nossa vida de maneira absurda, já que a IA generativa cria coisas inéditas”, destacou. Na visão de Raúl, o ChatGPT está caminhando para um processo de deep learning, de múltiplas variáveis: “Estamos colocando tecnologia no processo e novas empresas vão crescer exponencialmente junto com a IA”.
Leia a reportagem completa e outras na edição 10 da Inovativos