O metaverso e os NFTs têm enfrentado um declínio em seu interesse por parte dos consumidores. De acordo com levantamento realizado pela Taboola – plataforma que fornece recomendações para a open web – nos últimos 90 dias o metaverso registrou apenas 51 mil visualizações de página no Brasil, enquanto que os NFTs obtiveram 17 mil visualizações de página no mesmo período.
Esses números no País, segundo a empresa, refletem de certa forma o cenário global, que aponta para uma perda da força do metaverso e dos NFTs. O mesmo levantamento mostrou que entre janeiro e fevereiro deste ano, o interesse em NFTs caiu 31%, enquanto o Metaverso viu uma queda de 15% no engajamento.
Apesar da diminuição de sua importância, os NFTs e o metaverso ainda são relevantes, principalmente em eventos pontuais. Foi assim em janeiro deste ano, quando o lançamento da coleção de NFTs de Donald Trump causou um aumento acentuado de 36,2 milhões de visualizações de página.
Outro exemplo ocorreu em dezembro de 2022, quando o lançamento da coleção “Meta-versary” da marca Forever 21 impulsionou um pico de 24,4 milhões de visualizações de página relacionadas ao metaverso.
ChatGPT cresce
Ao contrário do metaverso e dos NFTs, o ChatGPT continua conquistando uma base sólida de leitores e atraindo interesse em todo o mundo.
De acordo com o mesmo levantamento, no Brasil, o ChatGPT registrou um aumento constante em suas visualizações de página, totalizando quase 14 milhões de visualizações nos últimos 90 dias. Inclusive, o país é o segundo com maior número de pageviews, ficando atrás apenas dos Estados Unidos, com 25 milhões.
Em termos globais, entre janeiro e fevereiro deste ano, o ChatGPT registrou um aumento de 116% no número de leitores. Somente no mês de abril, a ferramenta de IA generativa da OpenAI alcançou mais de 58 milhões de visualizações de página.