Inovação Digital e Tecnologia na Centralidade do Cliente

Por uma cultura corporativa resiliente em cibersegurança

MID lança guia com as orientações sobre como proteger a empresa e construir uma gestão eficiente de cibersegurança – em 2022, 86% das companhias em todo o mundo sofreram algum tipo de ataque.

Nossas preocupações mudam ao longo do tempo e acompanham, de certa forma, o próprio processo de transformação da sociedade. A mesma coisa acontece nas empresas, em que as prioridades e apostas de investimentos se adaptam ao momento e ao cenário nos quais estão inseridas. Um dos assuntos que exigem atenção pela velocidade das mudanças, independentemente do porte ou setor de atuação da companhia, é a segurança cibernética. Isso porque os ataques estão cada vez mais frequentes e diversificados, como mostram algumas pesquisas. No ano passado, 86% das organizações em todo o mundo sofreram algum tipo de ataque cibernético, segundo a sexta edição do Índice Global de Proteção de Dados (GDPI), encomendado pela Dell Technologies. Isso equivale a 10% a mais do que o registrado em 2021.

Dados de 2022 levantados pelo laboratório de inteligência e análise de ameaças da Fortinet, que desenvolve e comercializa software, produtos e serviços de cibersegurança, colocaram o Brasil como o segundo país mais atingido da América Latina, sendo alvo de mais de 103 bilhões de tentativas de ataques a empresas. Um dos alvos preocupantes são empresas dos mais variados segmentos da saúde, incluindo healtechs. O país ficou atrás do México (com 187 bilhões) e foi seguido por Colômbia (20 bilhões) e Peru (15,4 bilhões). Na comparação entre o último trimestre de 2022 e o anterior, o aumento foi de 61,7%: em outubro, novembro e dezembro foram 30,4 bilhões, contra 18,8 bilhões em julho, agosto e setembro.

Acesse o guia de cibersegurança

capa

O cenário continua crítico este ano. De acordo com a Salt Security, empresa de segurança especializada em APIs, só no primeiro trimestre de 2023, houve um aumento de 400% nos invasores exclusivos a APIs. E mais: 78% dos ataques vêm de usuários aparentemente legítimos, mas na verdade são invasores que alcançaram maliciosamente a autenticação adequada.

Isso quer dizer que entender e implementar as melhores práticas em cibersegurança podem, muitas vezes, definir ou não a continuidade de um negócio. Com o intuito de auxiliar as empresas a cuidar da questão e facilitar esse processo, o Movimento Inovação Digital (MID), com o apoio da Microsoft, Peck
Advogados, TozziniFreire e First Tech, lançou um Guia de Cibersegurança. O documento traz, em linguagem acessível e com depoimentos dos principais nomes do mercado, os cenários da segurança cibernética, os principais tipos de ataques, dicas de como se proteger e de como construir uma gestão eficiente de cibersegurança.

O anúncio do lançamento da publicação aconteceu durante a Assembleia Geral do MID, realizada na sede da Microsoft. O evento contou com a apresentação da agenda setorial e com painéis sobre Proteção de dados e cibersegurança.

Segurança é um assunto de todos

whatsapp image 2023 05 24 at 12.24.33 1 1

“Trata-se de um expoente, uma referência em segurança cibernética, tema que, assim como a transformação digital, é um processo de melhoria contínua, sem começo, meio e fim”, afirmou Vitor Magnani, presidente do MID, na abertura do encontro.

whatsapp image 2023 05 24 at 12.24.33 2

Na visão de Andrea Cerqueira, vice-presidente de vendas corporativas para clientes e startups na Microsoft Brasil, aos poucos, a cibersegurança está se tornando uma prioridade para as empresas brasileiras. “Hoje, não é um assunto apenas dos profissionais de tecnologia, mas do business como um todo”, disse. Segundo ela, as companhias precisam ter consciência de que falhas na cibersegurança trazem ameaças concretas aos negócios.

whatsapp image 2023 05 24 at 12.24.35

“Dependendo do tamanho do ataque, a empresa não volta a operar. O investimento na área deve ser contínuo”, completou Nycholas Szucko, conselheiro do MID.

whatsapp image 2023 05 24 at 12.24.33 3

A diretora de cibersegurança da Microsoft para a América Latina e Caribe, Vanessa Pádua, reforçou que a segurança é uma das prioridades da companhia. “Temos que estar preparados em três grandes áreas: pessoas, processos e tecnologia. Além disso, sempre olhamos os processos de segurança do ponto de vista das pessoas, em como podemos capacitá-las e trazer diversidade”.

whatsapp image 2023 05 24 at 12.24.33 4

No entanto, apesar de todos os riscos, convencer o empresário a investir em segurança ainda continua sendo um desafio, já que não há uma norma que o obrigue a isso. “Nós, profissionais da área, temos a missão de falar com todos os setores da organização sobre a relevância do assunto”, afirmou Reginaldo Rodrigues, head de cibersegurança da First Tech.

Canal de diálogo

whatsapp image 2023 05 24 at 12.24.33 5

A ideia do Guia de Cibersegurança é ajudar a minimizar as lacunas de conhecimento em várias áreas e níveis de compreensão nas empresas, permitindo que todos entendam e implementem as melhores práticas. “Além disso, abre-se um canal importante de diálogo, já que nem todos os assuntos de cibersegurança são óbvios”, disse Carla do Couto, sócia da TozziniFreire Advogados.

whatsapp image 2023 05 24 at 12.24.35 1

De acordo com Leandro Bissoli, sócio da Peck Advogados, o Guia vem em uma boa hora para desmistificar algumas coisas. “Ele traz de maneira fácil a compreensão sobre o assunto, principalmente para o médio empresário que não conta com um time estruturado para falar de segurança da informação”.

whatsapp image 2023 05 24 at 12.24.34

Guilherme Kato, CTO do dr. Consulta e líder do Comitê de Tecnologia do MID, ressaltou que uma das principais qualidades do documento é, justamente, a conscientização dos executivos sobre a importância do tema. “Avançamos bastante, mas ainda há muito o que fazer e espero que o guia seja um atalho para todos, pois precisamos preparar o time, estar resguardados”, concluiu.

Confira o conteúdo na íntegra no YouTube ou no nosso podcast

Essa e outras matérias você confere na edição de número 10 da revista Inovativos.

1080x1920 lancamento pautas

+ ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Experiência que aproxima: a ascensão do “Tap and Pay” no Brasil

Brasil – golpes com PIX devem causar prejuízo anual de R$ 11 bilhões até 2028

O agente de IA da OpenAi estaria próxima do lançamento

Experiência que aproxima: a ascensão do “Tap and Pay” no Brasil

Brasil – golpes com PIX devem causar prejuízo anual de R$ 11 bilhões até 2028

O agente de IA da OpenAi estaria próxima do lançamento