A Unesco lançou em 2018 o termo “Cidades Mil”, ou Cidades com Alfabetização Mediática e Informacional (Media and Information Literacy Cities) para englobar todas as inovações que uma cidade pode receber e facilitar a vida do cidadão, tornando-a mais sustentável e feliz.
São cidades inteligentes, sustentáveis, saudáveis e educativas, que procuram a adoção da tecnologia e da sustentabilidade ecológica, mas com muito respeito pelas diversidades culturais e étnicas, de gênero, idade, respeito e valorização das minorias, dos indígenas, dos imigrantes e das pessoas que apresentam diversidade funcional, tendo o cidadão como centro.
Como atualmente 89,9% da população mundial moram em cidades, de acordo com dados da ONU, o assunto mostra-se cada vez mais relevante, tanto que é tema do recém-lançado livro “Cidades Mil: Indicadores, Métricas e Casos”.
Publicada pelo Programa de Integração Latino-americana (PROLAM) – programa stricto sensu (mestrado, doutorado e pós-doutorado) da Universidade de São Paulo (USP) – e Unesco Mil Alliance, a obra foi organizada pelos professores Felipe Chibás Ortiz, Júlio César Suzuki e Rita de Cássia de Castro.
Estrutura
De acordo com o professor e pesquisador Felipe Chibás Ortiz – colíder internacional para o tema Cidades Mil em Unesco Mil Alliance – a publicação conta com capítulos produzidos por experts da Unesco, professores e alunos do PROLAM, pesquisadores, fazedores de políticas, empresários, artistas e ativistas do Brasil, América Latina e do mundo, assim como o aval de uma Comissão Científica Internacional de alto nível e a Comissão Editorial de cientistas da USP.
“O livro mostra o enfoque das Cidades Mil de Unesco com uma abordagem teórico-prática, mostrando uma base conceitual e trazendo excelentes trabalhos comparativos de cidades com indicadores e métricas, que permitem visualizar de forma mais tangível o que já se faz e pode ser feito nas nossas cidades na prática. Concretizar o bem comum das cidades em que vivemos é o propósito essencial deste texto”, explica Chibás.
Para baixar o livro, clique AQUI.