Os avanços tecnológicos estão modificando o mercado de trabalho e uma das principais responsáveis é a inteligência artificial. A expectativa para os próximos cinco anos é de que a IA seja adotada por mais de 75% das empresas no mundo. Cerca de 50% delas acreditam que a IA gere crescimento de empregos, enquanto que 25% esperam que ela gere perda de postos de trabalho.
Essas foram algumas das conclusões do mais recente relatório O Futuro do Trabalho, elaborado pelo Fórum Econômico Mundial com o apoio da Fundação Dom Cabral. A pesquisa ouviu 803 empresas de 27 setores da economia em 45 países e o objetivo é acompanhar os impactos da 4ª Revolução Industrial no mercado de trabalho e revelar como as empresas e gestores devem lidar com as mudanças no período 2023-2027.
Tendências para o mercado
Ao todo, o relatório apontou que 23% das ocupações no mercado de trabalho devem se modificar até 2027 e que as funções que mais crescerão nesse período serão aquelas impulsionadas pela tecnologia, digitalização e sustentabilidade.
Nos próximos cinco anos, a adoção de tecnologia será um fator-chave na transformação dos negócios. Mais de 85% das organizações pesquisadas identificam o aumento da adoção de tecnologias novas e de ponta e a ampliação do acesso digital como as tendências com maior probabilidade de impulsionar a transformação em suas empresas.
Mais de 75% das companhias pretendem adotar tecnologias como IA, big data e computação em nuvem nos próximos cinco anos. Além disso, treinamentos sobre IA e big data devem ser priorizados por 42% das empresas no período. “A capacitação tecnológica, especialmente em IA e big data, se tornará mais importante e as estratégias de habilidades das empresas se concentrarão nisso”, aponta o documento.
Profissões emergentes
Considerando seu potencial para criação de vagas entre 2023 e 2027, o estudo listou 50 profissões emergentes. O número de postos de trabalho de analistas e cientistas de dados, especialistas em big data, especialistas em IA e aprendizagem de máquina, além de profissionais de segurança cibernética, deve crescer em média 30% no mundo até 2027.
Quanto ao Brasil, o levantamento indicou que as tecnologias com maiores capacidades de geração de empregos são: big data, plataformas e aplicativos digitais, tecnologias de educação (LMS – learning management systems), criptografia e segurança cibernética, e tecnologias de suporte e facilitação do comércio digital.
Veja as primeiras colocadas na lista de profissões emergentes do Fórum Econômico Mundial:
- Especialistas em Inteligência Artificial e Machine Learning
- Especialistas em sustentabilidade
- Analistas de business intelligence (BI)
- Analistas de segurança da informação
- Engenheiro de fintech
- Analistas e cientistas de dados
- Engenheiros robóticos
- Especialistas em Big Data
- Operadores de equipamentos agrícolas
- Especialistas em transformação digital