Muito antes do surgimento da covid-19 e do distanciamento social imposto pela pandemia, muitas empresas já alertavam sobre a importância da experiência do cliente (CX, Customer Experience), sobretudo para os negócios digitais. Argumentos em favor dessa prática são muitos. Um levantamento da Oracle, por exemplo, revela que 74% dos executivos entrevistados acreditam que a adoção de boas práticas de CX influenciam o cliente na decisão de compra de um produto ou serviço. Outro estudo, desta vez da PwC, conclui que 84% dos consumidores aceitam pagar mais se a experiência como cliente for muito boa.
O tema foi amplamente discutido dentro do Innovation Xperience Conference de 2022. Dezenas de executivos falaram sobre o tema, inclusive CEOs.
“O segredo do sucesso da empresa sempre foi a experiência do consumidor. E um cliente satisfeito não apenas volta como divulga boca a boca”, afirma Rodolfo Chung, CEO do Zé Delivery.
Ainda não há uma previsão de termos todas essas jornadas em um único aplicativo no Brasil, em um futuro próximo. No entanto, alguns passos em direção a esse cenário podem ser dados. “O usuário poderá ter dois ou três apps que concentrem todas as suas vivências digitais”, explica Tijana Jankovic, CEO da Rappi no Brasil. Esse é um movimento que, de acordo com Tijana, merece muita atenção por parte das empresas interessadas em oferecer a melhor experiência a seus clientes.
Acompanhe a cobertura completa do painel na edição de número 9 da Inovativos: