Inovação Digital e Tecnologia na Centralidade do Cliente

Sites e aplicativos são os canais de compras on-line preferidos dos consumidores

Pesquisa realizada pela Locaweb, empresa de serviços digitais B2B que possui um ecossistema completo para atender as PMEs, juntamente ao Opinion Box, aponta que a principal motivação dos consumidores para a realização de compras on-line é a praticidade 59%, seguida da possibilidade comparação de preços 54% e rapidez na entrega 53%. 

Constatou-se também que quando se trata de compras online, os canais mais populares são websites, com 70% das respostas, e aplicativos, com 69%. As redes sociais foram citadas por apenas 29% dos entrevistados como um canal de compra de produtos. Vale ressaltar, que existe uma diferença de comportamento de acordo com a idade, o público com mais de 30 anos prefere realizar suas compras em websites, enquanto os jovens entre 18 e 29 anos são mais adeptos de compras via app e redes sociais.

A pesquisa ainda revela que 4 em cada 10 consumidores afirmaram encontrar melhores preços nas PMEs. Somente 19% dizem sempre receber as melhores ofertas no grande varejo. 

De acordo com o levantamento, 31% dos entrevistados compram mensalmente de PMEs, sendo que o meio de compra apontado como o preferido pelos respondentes é o cartão de crédito, com 40% deles utilizando a opção de parcelamento e 23% o pagamento à vista. A seguir vem o Pix com 17%, o que demonstra a força que o meio de pagamento instantâneo, criado no fim de 2020, vem ganhando no mercado brasileiro. 

“Entender o comportamento do consumidor é fundamental para o nosso ecossistema que tem os PMEs como importantes parceiros”, explica Raquel Dalastti, head de produtos da Locaweb

A pesquisa também aponta que a compra online em PMEs não é somente uma compra de conveniência, pequenas e médias empresas também se fazem presentes em categorias de tíquete médio mais elevado, tais como, moda e acessórios (50%), eletrônicos e informática (42%), eletrodomésticos e eletroportáteis (41%) e farmácia e saúde (41%).

Quando consideramos o público masculino os segmentos que se destacam são os de eletrônicos e informática, eletrodomésticos e eletroportáteis, enquanto setores de moda e acessórios, farmácia e saúde, beleza e cosméticos, casa e decoração têm um público majoritariamente feminino.

Outro ponto relevante do estudo é que os consumidores tendem a esperar contatos mais diretos com pequenas e médias empresas. Por isso, o WhatsApp se destaca como o meio preferido para comunicação com as PMEs, representando 66% de citações, seguido de e-mail com 42% e os chats dentro do site da empresa com 41%, mostrando que existe uma preferência clara por comunicações mais pessoais e que se assemelham com uma conversa.

Uma barreira tradicionalmente enfrentada pelas PMEs no relacionamento com novos clientes é a falta de conhecimento sobre sua marca. E o digital é capaz de aproximar os consumidores e os pequenos e médios empresários, já que 7 em cada 10 consumidores dizem verificar comentários de outros clientes sobre a PME para saber mais sobre a experiência recebida. Os reviews dos pares também funcionam como um aval da confiabilidade da marca. 

“Não importa o tamanho do seu negócio, a presença digital tem o poder de fazer o seu empreendimento prosperar de maneira significativa”, pontua Dalastti.

Uma vez ultrapassada a barreira da confiança, outros fatores ganham predominância, como por exemplo, o valor do frete que pode ser um impeditivo para a finalização da compra, segundo 58% dos entrevistados. A falta de comentários ou avaliações sobre os produtos, por sua vez, é o motivo para 51% dos clientes não efetivarem a compra, enquanto 49% dos entrevistados desistem ao notar muitos comentários negativos em sites como o Reclame Aqui. A falta de informações sobre os produtos ou a empresa também devem ser uma preocupação das empresas, correndo o risco de afastar os clientes – em muitos casos, definitivamente.

No levantamento, a Locaweb também constatou:

  • 6 a cada 10 consumidores pesquisam produtos em marketplaces;
  • 95% dos entrevistados acreditam que existem setores em que as PMEs têm um desempenho melhor do que as grandes empresas;
  • 43% dos entrevistados sempre que possível dão preferência em comprar via PMEs;
  • 71% do público feminino busca opiniões de outros consumidores sobre a marca e seus produtos;

O estudo “Relação com PMEs no Digital” ouviu, por meio de entrevistas online, 811 pessoas que fizeram compras online entre junho de 2021 e julho de 2022, deste total 52% são mulheres e 48% homens.

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