Inovação Digital e Tecnologia na Centralidade do Cliente

6 tendências de Big Data que você precisa conhecer

A transformação digital mudou os negócios para sempre. Os dados se tornaram extremamente valiosos, pois permitem compreender e tomar decisões mais eficientes. Para que isso aconteça na prática, é importante manter-se atualizado com as tendências de Big Data, o que permite uma melhor utilização dos dados gerados por uma empresa. Por isso, a Semantix, brasileira pioneira em deep tech na Nasdaq e especialista em dados, reuniu as 6 principais tendências em Big Data para os negócios.

Graças ao uso de diversos recursos tecnológicos, tais como Inteligência Artificial (IA) e Machine Learning, as organizações geram um grande volume de dados por segundo. Isto contribuiu para a busca de novos métodos para converter estes dados em informações capazes de alavancar seu Business Intelligence (BI), um processo que envolve coleta, organização, análise e monitoramento de dados.

Embora a análise de dados tenha se tornado indispensável nos últimos tempos, o desafio para as empresas é saber como integrá-la em seu ambiente de trabalho, a fim de facilitar o intercâmbio entre os departamentos interessados e gerar insights valiosos ao analisá-la.

Muitas vezes, as decisões corporativas devem ser rápidas para gerar valor no momento certo. Quanto mais rápido o acesso a dados relevantes para tomar uma decisão, mais valor é gerado. Para isso, são necessárias ferramentas e estratégias que tragam agilidade na análise de grandes volumes de dados, detalhadas abaixo:

A necessidade de dados confiáveis para uma cultura baseada em dados

Explorar novas maneiras de obter dados confiáveis, como a Small Data, para que as empresas possam seguir a cultura data-driven, na qual elas tomam decisões estratégicas baseadas em Data Science.

 O data-driven é uma das tendências de Data Science e, para segui-lo, é preciso identificar os pontos sensíveis de seu negócio. A partir daí, é necessário reduzir os silos organizacionais e de dados. Ou seja, sistemas e unidades de dados que não se comunicam entre si para permitir que as informações cheguem rapidamente aos gerentes.

Crescimento dos líderes de confiança digital

Quanto maior o acesso a dados de qualidade, maior é a probabilidade de que as empresas cresçam como líderes de confiança digital. Isto porque elas começam a usar dados que retratam a realidade de seu mercado e podem desenvolver melhores estratégias para impulsionar resultados.

Modelos de operações necessárias

A tecnologia e os eventos sociais, como pandemias, mudam o contexto dos negócios. Portanto, são necessárias mudanças nos modelos de operação comercial, especialmente no que diz respeito ao uso de dados.

As próprias empresas estão mudando suas prioridades e, consequentemente, o foco de suas operações. Estas incluem a busca de maior eficiência, captação e retenção de clientes e a mistura de experiência física e digital. Tudo isso envolve o uso de dados altamente confiáveis, o que facilita a compreensão das oportunidades.

Representação de serviços e experiências digitais

Em meio a tanta concorrência, as empresas que se destacam são aquelas que conseguem oferecer inovação ao cliente final. Para fazer isso, é essencial mudar a cultura da empresa e colocar a análise de dados no centro.

A criação de serviços cada vez mais inovadores envolve alguns desafios que precisam ser superados pelas organizações, como:

  • Mudança e otimização de processos;
  • Desenvolvimento de novos modelos de negócios;
  • Implementação de novas tecnologias;
  • Entrada em novos mercados;
  • Desenvolver um senso de urgência; 
  • Estabelecer parcerias para expansão de negócios; 
  • Atrair talentos qualificados;
  • Gerenciar as expectativas dos investidores.


Importância da análise

Embora os dados sejam cada vez mais importantes para seus resultados, ainda há empresas que não sabem como utilizá-los da melhor maneira e, muitas vezes, nem mesmo entendem como obtê-los com precisão. Estas corporações não usam a análise e nem acessam funções incorporadas em ferramentas padrão, o que limita a qualidade e a exploração dos dados.

As empresas precisam perceber a importância da análise na construção de suas vantagens competitivas, o que significa permitir que as equipes possam colher os benefícios da análise de dados.

Prioridades dos profissionais de TI

A segurança permanece no topo da lista das prioridades dos profissionais de TI para os próximos anos. Afinal, esta é crucial para manter suas operações, já que roubo ou comprometimento de dados, por exemplo, podem tornar impossível o funcionamento de uma empresa.

Melhoria no gerenciamento híbrido de TI (envolvendo infraestrutura de hardware e computação em nuvem) é outra prioridade que permite a mobilidade do usuário sem comprometer a segurança da informação.

O envolvimento do cliente continua sendo um ponto de atenção que deve se concentrar em encontrar maneiras de melhorar o conjunto de sistemas, ferramentas e processos utilizados na coleta de dados para melhorar o relacionamento com o público-alvo.

Agora, você pode aprimorar seus processos operacionais para uma análise de dados mais eficiente. Não esqueça que é essencial ter um ambiente de dados integrado que facilite o acesso, a distribuição e o processamento de informações.

+ ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Fórum Inovativos: como a inovação fortalece a governança dos negócios

Estudo revela o futuro do atendimento ao cliente com IA generativa no e-commerce

Criptorama 2024: podcast debate presente e futuro do blockchain

Fórum Inovativos: como a inovação fortalece a governança dos negócios

Estudo revela o futuro do atendimento ao cliente com IA generativa no e-commerce

Criptorama 2024: podcast debate presente e futuro do blockchain